AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Prioridade de Marília Campos é enfrentar a pandemia
04/01/2021

 

Prefeita aponta o combate à Covid-19 e recuperação econômica como focos iniciais. Petista pretende enviar projetos para renegociar dívidas e reduzir o IPTU

 
Prefeita de Contagem, Marília Campos (PT)
Foto: Cristiane Mattos - 1.1.2021
 

A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), considera o combate à pandemia o principal desafio a ser enfrentado por sua administração. O segundo desafio será renegociar as dívidas de comerciantes com a prefeitura e alterar a cobrança do IPTU. Ela tomou posse na última sexta-feira.

“Entendemos que a questão do controle da pandemia não só é muito importante para garantir mais saúde para a população, mas é condição para a retomada da atividade econômica, que é fundamental para a gente construir uma cidade com mais justiça social”, explicou Marília.

Em um de seus primeiros atos à frente da Prefeitura de Contagem, ela enviou um ofício ao Instituto Butantan manifestando interesse na compra de 1 milhão de doses da vacina Coronavac. Segundo a prefeita, a expectativa é que a imunização da população se dê por meio do governo federal, mas que uma eventual compra de doses de vacina pela prefeitura funcionaria como “um plano B”. 

Além disso, Marília Campos convidou o infectologista e professor Unaí Tupinambás, da UFMG, além do consultor epidemiológico Rodrigo Said, da Organização Pan-Americana da Saúde, para participar do Comitê de Enfrentamento e Monitoramento da Covid-19.

Sobre a volta às aulas, Marília disse que não defende que as aulas presenciais sejam retomadas somente quando houver vacinação, mas que é necessário planejamento e também que a pandemia se abrande. “Para isso, será importante que a taxa de transmissão esteja sob controle e que a gente, a partir disso, tenha protocolos pedagógicos e sanitários para garantir que a volta às aulas seja segura”, justificou.

Marília pretende apresentar projetos de lei já no mês que vem, no início da legislatura, para renegociar as dívidas de comerciantes e alterar o IPTU.

"Vamos apoiar a atividade econômica. Para isso, será muito importante renegociar as dívidas daqueles que estão com débitos ajuizados na prefeitura. Vamos reduzir o valor do IPTU residencial e vamos reduzir o valor das taxas de anúncio”, afirmou.

Outra prioridade legislativa dos primeiros meses de mandato será uma reforma administrativa. Ela adiantou que pretende unificar as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho e Renda. No sentido oposto, quer desmembrar a atual secretaria de Política, Esporte, Lazer e Cultura em duas: a Secretaria de Política e Esporte e a Secretaria de Cultura.

“A expectativa é investir na política cultural e fortalecer a identidade cultural do município, valorizando os artistas e talentos da nossa cidade”, explicou a prefeita.

Comitê para gestão de riscos é criado

A prefeita Marília Campos anunciou também a criação de um comitê para gestão de riscos em Contagem. O objetivo é que o colegiado se reúna para tratar do enfrentamento das chuvas, enchentes e riscos geológicos. A coordenação ficará a cargo da Secretaria Municipal de Defesa Social.

Segundo a assessoria de imprensa, a ideia é que o grupo funcione como uma força-tarefa para viabilizar ações de proteção às famílias que vivem em áreas de risco em Contagem.

“Nós temos uma Defesa Civil que está muito mal estruturada no município, e a nossa expectativa é que ela possa se fortalecer não apenas neste período (de chuvas), mas de forma permanente para que a gente lide com a gente do risco não apenas na época das chuvas, mas durante todo o ano para evitar as tragédias que a cidade já viveu no passado”, declarou Marília Campos.

Apesar da medida, a prefeita ressaltou que todas as cidades têm problemas a serem enfrentados. No caso de Contagem, disse ela, a população pode esperar uma prefeitura ativa na resolução dessas questões.

“Contagem vai ter uma prefeita e um vice-prefeito que vão estar muito presentes na vida do nosso povo. Visitando as comunidades, conversando com o povo, conversando com todos os segmentos sociais, para que a gente arranje soluções para os problemas”, afirmou Marília.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO