AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Educação e resgate da economia são desafios de Kalil em novo mandato
04/01/2021

Educação e resgate da economia são desafios de Kalil em novo mandato

Retorno das aulas presenciais, suspensas pela pandemia, vai exigir esforço do Executivo. Especialista e políticos apontam problemas que serão enfrentados

 
Alexandre Kalil
Foto: Ramon Bitencourt/O Tempo
 
 

Apesar de o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), ter tomado posse para um novo mandato na última sexta-feira, os desafios que ele terá que enfrentar não são novidade: será preciso encontrar uma solução para a educação pública na capital e também para a queda de arrecadação, ambos problemas causados pela pandemia.

Este é o cenário geral traçado pelo professor e pesquisador da Fundação João Pinheiro (FJP) Bruno Lazzarotti, pelo senador Antonio Anastasia (PSD) e pelo vereador Gabriel Azevedo (Patriota).

Para Lazzarotti, Kalil foi bem-sucedido na contenção da pandemia porque agiu cedo e de forma decidida ao adotar as medidas sanitárias necessárias e também no campo da assistência social, providenciando cestas básicas e acolhendo a população em situação de rua. Mas, segundo o pesquisador, outras áreas demandarão atenção da administração municipal.

"Por exemplo, a educação. Não apenas houve a suspensão das aulas presenciais, o que em certa medida era inevitável, mas a prefeitura foi muito negligente, para dizer o mínimo, na tentativa, que praticamente não houve, de buscar outras maneiras de manter os vínculos e reduzir os danos da interrupção das aulas presenciais”, avalia Lazzarotti.

Segundo o professor da FJP, apesar de o retorno das aulas presenciais ser muito debatido, o grande desafio será recuperar o espaço social das escolas. “Não estou falando nem do espaço físico, que a gente não sabe realmente em que condições isso vai se dar, mas a escola enquanto uma instituição importante na vida das crianças. Além, obviamente, das perdas terríveis de conteúdo e aprendizagem que esse ano de interrupção gerou, já que quase não houve aulas na prefeitura”, analisa Bruno Lazzarotti.

O vereador Gabriel Azevedo também identifica o setor educacional como o principal desafio a ser enfrentado por Kalil no segundo mandato. “O ensino municipal registrou queda de qualidade no Ideb, e, com a pandemia, a situação será ainda pior para as crianças e adolescentes matriculados na rede municipal. Será necessário investir em tecnologia, equipamentos, reforma e ampliação da rede de escolas e, principalmente, na valorização dos educadores”, diz ele.

Azevedo considera que ainda é cedo para falar de eventuais dificuldades políticas que Kalil poderá vir a enfrentar na Câmara Municipal, mas lembra que a nova composição do Legislativo exigirá mais diálogo entre os Poderes.

“Só posso assegurar que a composição da Câmara a partir de 2021 será bem mais representativa e diversa do que a última. Isso vai exigir mais diálogo entre Poder Executivo e Poder Legislativo, o que será ótimo para a democracia e a cidade”, afirma. 
Kalil foi procurado pela reportagem, por meio de sua assessoria, mas não havia respondido até o fechamento desta edição.

Fim do auxílio emergencial vai impactar a arrecadação

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO