O prazo para que os partidos realizem as convenções partidárias começa na próxima segunda-feira (31), e muitas legendas optaram por realizar as convenções dos diretórios de Belo Horizonte já na primeira semana do período. É o caso de Patriota, PTB, PSOL, Novo e Solidariedade, que vão abrir a corrida eleitoral à Prefeitura e à Câmara da capital.
Partidos importantes e que terão candidatos a prefeito, porém, como PSD (Alexandre Kalil), PT (Nilmário Miranda) e PSDB (Luisa Barreto), ainda não definiram a data das reuniões. O PT se reúne hoje para definir quando a convenção será realizada. A tendência é que, assim como o PSDB, o evento seja realizado perto do fim do prazo, que termina no dia 16 de setembro. O PSD define na segunda-feira qual a data de sua convenção.
Três siglas realizarão as convenções já no primeiro dia do prazo. O PSOL vai confirmar a candidatura da deputada federal Áurea Carolina à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O Patriota anunciará o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcelo de Souza e Silva, como o candidato do partido à PBH.
Já o PTB decide também na segunda quem vai apoiar. A tendência é apoiar João Vítor Xavier (Cidadania). Na terça-feira (1º), é a vez de o Novo confirmar a candidatura de Rodrigo Paiva.
O Solidariedade encerra a primeira semana de convenções no sábado (5) confirmando o nome do deputado estadual Wendell Mesquita como candidato.
O PSL também realiza sua convenção no sábado. O partido desistiu de lançar candidatura própria – a ativista Marcela Valente chegou a se colocar como pré-candidata.
Até o fechamento desta matéria, o presidente estadual da legenda, deputado Charlles Evangelista, disse que o partido ainda não havia definido quem apoiar, embora o secretário geral do PSL-BH, Rodrigo Brito, demonstre apreço pessoal pela candidatura de Fernando Borja (Avante).
A segunda semana de convenções começa com o PSB reafirmando a candidatura do deputado federal Júlio Delgado na segunda-feira (7). O MDB também realiza sua convenção neste dia.
Em seguida, é a vez do Podemos, que deve confirmar a candidatura do deputado federal Igor Timo no sábado (12), e do Republicanos, que lançará o deputado federal Lafayette Andrada no domingo (13). No mesmo dia, o PDT define sua posição: há grupos que defendem apoio às candidaturas de Kalil, Júlio Delgado e Áurea Carolina e outro que insiste em uma candidatura própria.
Duas convenções partidárias já estão marcadas para o último dia do prazo, quarta-feira (16): a do PCdoB, que confirmará Wadson Ribeiro, e a do Cidadania, que terá o deputado estadual João Vítor Xavier como candidato na cabeça de chapa.
Além de PT, PSDB e PSD, quatro partidos não definiram a data das convenções. Avante e PRTB lançarão candidatos próprios: o vereador Fernando Borja e o deputado estadual Bruno Engler, respectivamente. Já DEM e PL, que não lançarão candidatos, mantêm conversas e devem apoiar João Vítor Xavier (Cidadania).
Reuniões virtuais
Devido à pandemia, os partidos poderão realizar as convenções de forma virtual para evitar aglomerações. Na prática, em Belo Horizonte, serão adotados três modelos: convenções totalmente virtuais, presenciais e semipresenciais, nas quais alguns integrantes dos partidos e parte dos candidatos estarão reunidos no mesmo local, mas os demais membros participarão via internet.
Das convenções já marcadas, cinco – de PSOL, PTB, Novo, PSB e Republicanos – serão virtuais. DEM e PCdoB também devem adotar o modelo.
“Ainda não definimos a forma exata, mas provavelmente será em uma sala virtual com os todos os delegados e pré-candidatos. Infelizmente. Para um partido de militância como o PCdoB, é ruim”, disse o presidente estadual da legenda e pré-candidato, Wadson Ribeiro.
O modelo híbrido será adotado por Patriota, Solidariedade e Cidadania. Os dirigentes e deputados do Patriota, por exemplo, se reunirão no Mercado Central, de onde a reunião será transmitida. Os candidatos vão participar interagindo com a transmissão pela internet.
O mesmo acontecerá com o Cidadania, que se reunirá na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Alguns candidatos estarão presentes, como João Vítor Xavier, e os outros participarão pela internet.
“Serão só os pré-candidatos, no auditório, com espaçamento adequado, álcool em gel e uso obrigatório de máscara. Tudo conforme os padrões de segurança”, disse Wendell Mesquita, pré-candidato do Solidariedade.
MDB, Podemos e PSL realizarão convenções presenciais. No caso do Podemos e do PSL, apenas os candidatos estarão presentes. “Será presencial, seguindo todas as orientações da OMS”, disse o secretário geral do diretório municipal do PSL em Belo Horizonte, Rodrigo Brito.