Em mais uma medida para reduzir os impactos da perda de renda da população por conta da pandemia do coronavírus, a Caixa anunciou o calendário dos novos saques emergenciais do FGTS. De acordo com a entidade, cerca de 60 milhões de trabalhadores em todo o país vão receber até R$ 1.045 das contas a partir do dia 29 de junho – as datas variam conforme o mês de aniversário.
Para evitar grandes filas nas agências, como aconteceu nas primeiras semanas após a liberação do auxílio emergencial, os depósitos e saques acontecem em datas diferentes. A liberação dos valores será semanal, às segundas-feiras, até o dia 21 de setembro. Já a permissão dos saques vai ocorrer aos sábados, entre 25 de julho e 14 de novembro.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, justificou que o cronograma foi elaborado devido à necessidade de planejar todos os procedimentos. "Estamos fazendo de forma digital, mais acelerada do que o saque imediato. Vamos começar no dia 29 porque precisamos abrir as contas digitais, que são 60 milhões, e você não abre isso da noite para o dia. É uma base de dados muito grande”, declarou.