Suspensas desde o dia 18 de março devido à pandemia do coronavírus, as aulas da rede estadual de ensino de Minas Gerais serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (18) em regime remoto. Os conteúdos serão transmitidos pelos professores pela Rede Minas, e os alunos terão acesso também a um aplicativo, em que será possível interagir com os próprios docentes, e a planos de estudos tutorados disponibilizados na internet.
Quem não tiver acesso a esses meios, receberá o material impresso, segundo a Secretaria de Estado de Educação. Nesta quarta-feira (13), a titular da pasta, Julia Sant’Anna, deu mais detalhes, em entrevista coletiva, sobre o funcionamento do modelo.
“Nós temos mais de 1,7 milhão de alunos sem salas na rede estadual já há um tempo bastante expressivo. Há um risco de aumentar a evasão escolar devido ao rompimento do vínculo com a instituição de ensino, e é uma grande fragilidade nas famílias de maior vulnerabilidade. Isso torna muito claro por que a gente precisa iniciar as atividades escolares”, afirmou a secretária.
“Há um grande risco de que essa demora no restabelecimento das atividades escolares possa afetar a aprendizagem dos alunos e gerar um aprofundamento da desigualdade no nosso Estado, considerando que as escolas particulares já retomaram as atividades de maneira remota de forma muito expressiva”, completou Julia. Ela destacou também que a paralisação das atividades pode prejudicar a entrada dos estudantes nas universidades, considerando a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).