Começaram a valer nesta terça-feira (5) novas regras para o isolamento social por causa da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19) em Belo Horizonte. Um decreto assinado pelo prefeito Alexandre Kallil (PSD) foi publicado no Diário Oficial do Município "DOM" determinando a proibição da realização de eventos dentro de carros, que são conhecidos como "drive-in", sob pena de multa de R$ 20.000 e eventos em áreas comuns de condomínios sob penalidade de 20 vezes o valor do condomínio do prédio para o infrator.
O decreto estebeleceu a suspensão de festas em áreas comuns de lazer ou recreação de condomínios. Na determinação, a administração do condomínio fica responsável por penalizar quem usar esses espaços para realização de eventos. A multa para o infrator é de 20 vezes o valor do condomínio do prédio.
O texto também determina que "estão proibidos eventos como festas, comemorações, exposições, exibições e eventos, que reúnam pessoas em veículos automotores estacionados, em drive-in ou em qualquer local, público ou privado". Além da multa, o responsável do evento ainda pode perder o alvará, se for o caso. A regra vale por tempo indeterminado.
Esse tipo de evento estava se tornando muito comum principalmente par a realização de cerinôminas religiosas. Em Belo Horizonte, no bairro Belverere, região Centro-Sul, chegou a ser marcado um culto pelas redes sociais que aconteceria neste fim de semana no modelo 'drive-in", no entanto, o evento foi desmarcado e não aconteceu.
As duas novas regras são acrescentadas a outras normas como a restrição para estabelecimentos comerciais e uso de máscaras obrigatório na cidade.