AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Determinação do governador afeta Cisne, que só poderá transportar passageiros sentados
21/03/2020

 

O governador Romeu Zema (Novo) assinou ontem uma deliberação, restringindo a circulação de pessoas em Minas Gerais e intensificando ações para evitar a disseminação do coronavírus. O transporte coletivo entre os municípios deve ser feito sem exceder a metade da capacidade de passageiros sentados.
Essa medida afeta a Saritur, que faz a linha de Itabira a Belo Horizonte; a Viação Santos, responsável pelas linhas de Itabira a João Monlevade e a Barão de Cocais; Lopes, de Itabira a Ipatinga e a Nova Era; e a Transcotta, de Itabira a Ouro Preto. Já o transporte coletivo urbano e rural não poderá exceder a capacidade de passageiros sentados. Esta decisão atinge a Transportes Cisne.
O Executivo Estadual pretende reduzir a possibilidade de contágio com o coronavírus. Ontem, o número de casos confirmados da covid-19 saltou para 29. Belo Horizonte já apresenta contaminação comunitária, que é quando não se sabe de quem o paciente contraiu a doença. “Temos tomado decisões rápidas, nos reunido diariamente, por meio virtual, para minimizar o pico da covid-19 em Minas Gerais”, afirmou Zema.
A deliberação traz ainda determinações aos municípios em que há registro de contaminação comunitária. Como o Estado não tem competência para fechar comércio nas cidades, o governador determinou que as prefeituras atuem nesse sentido, resguardando serviços essenciais como farmácias e supermercados.
Entre os estabelecimentos que devem paralisar a prestação de serviços, estão academias, shoppings, bares e restaurantes. Para farmácias e supermercados, fica proibida a prática de preços abusivos em decorrência da situação de excepcionalidade. Eles também terão de fixar um horário específico para atender aqueles que possuem mais de 60 anos.
Para evitar desabastecimento, os comerciantes e fornecedores deverão estabelecer limites para a aquisição de bens essenciais à saúde, higiene e à alimentação. As indústrias e o comércio terão de estabelecer escalas e revezamento de turnos, de forma a reduzir a aglomeração de funcionários. Os municípios ainda deverão determinar a higienização minuciosa dos veículos utilizados no transporte coletivo e os oriundos de aplicativos. Esses veículos deverão circular com janelas abertas.
O governador decidiu ainda proibir a realização de eventos e de reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluindo excursões, cursos presenciais e outros com mais de 30 pessoas. “É um momento complexo, que exige medidas duras para preservar vidas. A principal preocupação, neste momento, é com a saúde dos mineiros”, afirmou Romeu Zema.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e óculos

fonte:Diario de itabira


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO