Josias Pereira | @supernoticiafm
01/03/20 - 07h00
"Como se fosse a primeira vez". Marcelo Moreno inicia hoje, às 16h, no Mineirão, sua terceira passagem pelo Cruzeiro. O goleador é o grande aperitivo do confronto frente ao Uberlândia, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Um reencontro que o torcedor celeste tanto esperava ver após vários flertes desde a última vez que o jogador vestiu a camisa cinco estrelas, a vitória sobre o Fluminense por 2 a 1, em dezembro de 2014, quando despediu-se do Cruzeiro com um golaço de voleio.
"Sem dúvida que eu quero dar o meu melhor dentro de campo. Eu sei que ainda não estou 100%, mas na hora que você entra em campo, vê o Mineirão lotado, as coisas mudam", salienta o boliviano.
E tudo pode mudar. O boliviano é hoje muito mais do que o 'flecheiro'. É a referência. Do time e também dos jovens que povoam o elenco. Quando Moreno estreou pelo Cruzeiro no dia 20 de maio de 2007, o jovem meia Maurício, um dos jogadores mais promissores do time estrelado, tinha seis anos de idade. Situação que se repete com outros jovens titulares do elenco, como Jadsom e Pedro Bicalho. Everton Felipe tem memórias do atacante atuando pelo Cruzeiro em 2008, quando em Pernambuco, próximo dos 10 anos, assistia o desempenho de Moreno pela TV. Doze anos depois, o mundo do futebol girou e transformou realidades tão distintas em parceiros em campo.
"Para mim, jogar com atletas como Fábio, Léo, Edílson, o próprio Moreno, é muito fantástico, porque há alguns anos eu estava os vendo jogando na TV e hoje eu posso estar aqui com eles para ajudá-los a conquistarem os objetivos deles e do Cruzeiro. Para mim, o Moreno vai ser muito útil. É um jogador que eu não preciso falar muito das qualidades. Qualquer jogador de qualidade que estiver no grupo vai me ajudar e ajudar o Cruzeiro", pontuou Everton.
É o efeito Moreno. Que um dia foi a promessa e hoje é o exemplo. O jogador compreende o seu papel. "O que eu puder fazer, o que o Adilson permitir dentro de campo, a gente vai tentar ajudar. Não só eu, mas tem outros jogadores que têm muitos jogos, que têm experiência e quando o treinador dá essa liberdade de também falarmos com os meninos é importante", ressaltou Marcelo Moreno.
Há quatro jogos sem vencer na temporada, sendo três pelo Mineiro, o Cruzeiro conta com Moreno para reencontrar o caminho dos triunfos. O time, que ocupa a quinta posição no Estadual, encara o Uberlândia que já viveu uma verdadeira montanha russa no torneio em seis rodadas. O periquito demitiu o treinador Felipe Surian após três rodadas, com duas derrotas, um empate e nenhum gol marcado. Mas voltou aos trilhos com Luizinho Lopes no comando e dois triunfos seguidos. A equipe vem de vitória sobre o Tupynambás por 3 a 1, fora de casa, e é o sétimo colocado, com sete pontos.
ESTATÍSTICAS
Jogos: 98
Vitórias do Cruzeiro: 60
Empates: 27
Vitórias do Uberlândia: 11
Gols do Cruzeiro: 189
Gols do Uberlândia: 56
Saldo de gols do Cruzeiro: 133
PRINCIPAIS ARTILHEIROS DO CRUZEIRO CONTRA O UBERLÂNDIA
14 gols: Dirceu Lopes
9 gols: Evaldo e Tostão II
6 gols: Marcelo Ramos e Mauro
5 gols: Tostão
4 gols: Carlinhos Sabiá, Palhinha e Ronaldinho
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X UBERLÂNDIA
Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro 2020
Horário: 16h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (FMF)
Transmissão: Rádio Super 91.7 FM e TV Globo Minas
Cruzeiro
Fábio
Valdir
Léo
Arthur
João Lucas
Jadsom
Filipe Machado
Pedro Bicalho
Maurício
Everton Felipe
Marcelo Moreno
Técnico: Adilson Batista
Uberlândia
Rafael
Joazi
Plínio
Tayron
Fábio Alves
Leandro Salino
Jô
Clebinho
Dija Baiano
Luizinho
Jhulliam
Técnico: Luizinho Lopes