AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
'Mosquito preto' invade casas de Belo Horizonte e Sabará; saiba o que é
Para tirar dúvidas sobre o inseto misterioso ouvimos um biólogo e explicamos mais sobre o "bichinho" 26/02/2020

 

533f3599-c348-47c2-9f27-1481fca54fa6.jpg
Inseto apareceu em várias casas
Foto: Cristina Moreno

Um inseto preto, semelhante a um mosquito, começou a aparecer em casas de Belo Horizonte e em Sabará, na região metropolitana da capital, e está intrigando os moradores destas cidades nos últimos dias. Muita gente quer saber que bicho é esse e se ele causa algum perigo. Para tirar essas dúvidas ouvimos um especialista que explica  sobre o animal.

Que bicho é esse?

O biólogo Fernando Lima Xavier explica que apesar de ser ser chamado de "mosquito preto" o nome científico do animal é Sciara Hemerobioides e ele é realmente pouco conhecido.

Por que eles apareceram agora e em bando?

"As chuvas do último dia, aliadas ao calor, típico do verão, contribuem para a proliferação desse bicho, que 'gosta' dessa época. Ele gosta também de frutas e luz branca. Esse inseto é mais comum em plantações de fungos, como cogumelos, mas a mudança climática fez com que eles fossem para as casas". 

Tem algum perigo?

Não, o "mosquito preto" não pica os seres humanos e não prolifera nenhuma doença. "São completamente inofensivos", garante o biólogo.

O que fazer para se livrar dele?

O ideal é fechar as janelas logo que começar a anoitecer e acender as luzes do lado de fora da casa para atraí-los para o exterior da residência. 

Tem a ver com dengue?

Muito moradores começaram a cogitar que os insetos teriam sido colocados pelas secretarias de saúde para acabar com a dengue, mas essa informação não é verdadeira. 

O que diz a prefeitura de Sabará

A Prefeitura Municipal de Sabará publicou uma nota no ano passado falando sobre o bichinho e tranquilizando os moradores da cidade explicando que o inseto não causa nenhum problema a saúde e nem picam. 

"Os Siarídeos não tem nenhuma importância médica e veterinária, pois não picam e não transmitem organismos causador de doenças aos homens e nem aos animais domésticos e silvestres. Os siarídeos se orientam a noite pela luz da lua, quando se aproximam das residências, são atraídos pelas luzes e ficam confusos tentando se orientar. Essas revoadas dos siarídeos incomodam muitas pessoas. Esses aumentos populacionais (com revoadas), nessa época do ano, podem ocorrer devido ao aumento da umidade e às temperaturas elevadas", explica a nota. 

A Prefeitura de Belo Horizonte ficou de passar mais informações sobre os insetos nesta tarde. 

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO