Um inseto preto, semelhante a um mosquito, começou a aparecer em casas de Belo Horizonte e em Sabará, na região metropolitana da capital, e está intrigando os moradores destas cidades nos últimos dias. Muita gente quer saber que bicho é esse e se ele causa algum perigo. Para tirar essas dúvidas ouvimos um especialista que explica sobre o animal.
Que bicho é esse?
O biólogo Fernando Lima Xavier explica que apesar de ser ser chamado de "mosquito preto" o nome científico do animal é Sciara Hemerobioides e ele é realmente pouco conhecido.
Por que eles apareceram agora e em bando?
"As chuvas do último dia, aliadas ao calor, típico do verão, contribuem para a proliferação desse bicho, que 'gosta' dessa época. Ele gosta também de frutas e luz branca. Esse inseto é mais comum em plantações de fungos, como cogumelos, mas a mudança climática fez com que eles fossem para as casas".
Tem algum perigo?
Não, o "mosquito preto" não pica os seres humanos e não prolifera nenhuma doença. "São completamente inofensivos", garante o biólogo.
O que fazer para se livrar dele?
O ideal é fechar as janelas logo que começar a anoitecer e acender as luzes do lado de fora da casa para atraí-los para o exterior da residência.
Tem a ver com dengue?
Muito moradores começaram a cogitar que os insetos teriam sido colocados pelas secretarias de saúde para acabar com a dengue, mas essa informação não é verdadeira.
O que diz a prefeitura de Sabará
A Prefeitura Municipal de Sabará publicou uma nota no ano passado falando sobre o bichinho e tranquilizando os moradores da cidade explicando que o inseto não causa nenhum problema a saúde e nem picam.
"Os Siarídeos não tem nenhuma importância médica e veterinária, pois não picam e não transmitem organismos causador de doenças aos homens e nem aos animais domésticos e silvestres. Os siarídeos se orientam a noite pela luz da lua, quando se aproximam das residências, são atraídos pelas luzes e ficam confusos tentando se orientar. Essas revoadas dos siarídeos incomodam muitas pessoas. Esses aumentos populacionais (com revoadas), nessa época do ano, podem ocorrer devido ao aumento da umidade e às temperaturas elevadas", explica a nota.
A Prefeitura de Belo Horizonte ficou de passar mais informações sobre os insetos nesta tarde.