Antes de tudo, reafirmo o meu compromisso, a minha garra e a minha determinação de fazer, em 2020, um fechamento extraordinário do nosso atual mandato de prefeito.
A certeza é única e clara: em 31 de dezembro deste ano, Itabira estará especialmente em situação extremamente melhor que aquela que encontramos há três anos.
No início da nossa administração, deparamos com um quadro muito triste. A situação era caótica. A Prefeitura estava fortemente endividada e estruturalmente desorganizada.
Sucedemos um prefeito que não deixou nenhum legado de sua gestão para a história da cidade. O primeiro a assumir esse terrível pódio.
E é bom que todos se lembrem: o prefeito anterior foi eleito com o maior percentual da história do município: 70% dos votos.
Eu, inclusive, fui derrotado naquele pleito. Mas, por ironia do destino ou missão divina, o sucedi quatro anos depois, para consertar os estragos deixados.
Herdamos uma dívida de quase 150 milhões de reais. E um déficit anual de 100 milhões de reais. Mas, graças a Deus, com muito trabalho e sacrifício, conseguimos pagá-la. Inclusive, com um grande empenho da nossa equipe de governo, estamos mantendo em dia o pagamento dos servidores e dos fornecedores da Prefeitura.
Mas, em meio a tanta adversidade, ainda foi possível realizar vários investimentos. Não cabe, aqui, nesse momento, citá-los nominalmente. Posso adiantar, porém que, ainda esse ano, vocês terão a oportunidade de presenciar várias importantes realizações em nossa cidade.
Hoje, especificamente, gostaria de falar das eleições desse ano. Decidi manifestar-me por força do cronograma do calendário eleitoral e estratégia do meu partido. Nesse momento, informo aos senhores que sou pré- candidato a prefeito para o próximo quadriênio.
O nosso objetivo é qualificar ainda mais esse trabalho de estruturação e melhorar o posicionamento geral de Itabira no período de 2021 a 2024.
Refleti bastante sobre essa situação. Esse meu comprometimento com Itabira é a realização do sonho maior da minha vida. Esse sonho, portanto, é fruto do meu eterno amor por essa cidade.
O esforço que fizemos nesses últimos três anos foi salutar, pois conseguimos vencer todos os obstáculos com que nos deparamos. Nesse instante, temos a convicção de que demos um grande salto de qualidade e eficiência para um futuro bastante promissor.
Agora, vem-me à lembrança uma história fundamental de um passado marcante. Eu, ainda jovem, fui diretor da Associação Comercial de Itabira, na década de 1980. Exerci essa função por quase 15 anos.
Naquele ambiente empresarial, tive a oportunidade de conviver com pessoas maravilhosas, que muito influenciaram a minha trajetória política. Dentre elas, o ex-prefeito e ex-deputado Li Guerra.
Foi nessa geração de visionários, que se laçou o emblemático projeto Itabira 2025. Essa iniciativa apresentava um chamamento para preparar a diversificação econômica de nossa cidade.
O ano 2025 foi pensado para ser o momento de encontro das grandes transformações. Aquele instante em que Itabira estaria de fato pronta para a transição da sua diversificação econômica. O 2025 é o ponto de partida para a estruturação de sustentabilidade dessa mudança muito importante para a sociedade itabirana.
Lembro-me muito bem que, naquela época, Itabira era uma cidade com muito mais carências:
Havia, por exemplo, apenas uma pequena faculdade em funcionamento. O clamor geral da população era para que essa demanda fosse resolvida, a fim de garantir a futura sobrevivência de Itabira na área educacional.
Hoje, temos um ensino superior fortalecido com boas escolas e uma grande universidade. Nesse aspecto, exibimos uma estrutura de muita qualidade e excelente potencial.
Avançamos na infraestrutura da cidade inquestionavelmente: As avenidas Joao Pinheiro, do Bairro Praia, do Gabiroba e Mauro Ribeiro são exemplos significativos desse desenvolvimento. Agora estamos com as obras de construção das avenidas Machado de Assis e do Espigão.
Somos referência nacional em tratamento do esgoto, com nossa ETE.
Estamos dando um grande salto para a solução do problema de abastecimento de agua da cidade, por meio da implantação do anel hidráulico. Também encontra- se em curso a captação das águas do rio Tanque, que sanará por mais meio século esse problema da falta de água.
Na saúde, além da estruturação geral, exibimos uma das menores taxas de mortalidade infantil do país.
Transformamos o Ecoturismo, principalmente com a criação do Museu do Tropeiro. E, no meio deste caminho, nos reencontramos com Drummond. Hoje, muito mais que antes, compreendemos Drummond e seu amor por Itabira.
O asfaltamento das estradas para os distritos de Ipoema e Senhora do Carmo muito contribuiu para o desenvolvimento econômico e consolidação das atrações turísticas da nossa região rural.
Os asfaltamentos das rodovias Itabira/ Nova Era e Itabira/ João Monlevade abriram novos caminhos para o Vale do Aço. Um importante fator de integração para o desenvolvimento econômico.
A duplicação da BR 381, que agora está muito mais factível de ficar pronta, foi um ideal de nossa atividade na vida pública.
Sempre lutamos pela duplicação de Itabira ao Trevo. Essa ação é inevitável, pois sempre ouvimos que a precariedade dessa rodovia inviabilizava a atração de novos negócios e indústrias: garantia de logística.
Então, dentre outros tantos avanços, diante dessa nova qualificação da gestão do município, vem à minha consciência uma verdade, que grita em meus ouvidos:
Não temos o direito de cometer erros a esta altura de nossa história.
Honestamente, atendendo ao sentimento que vem de dentro do meu coração, eu me apresento como a opção para fazer esse ponto de inflexão com a Itabira de 2025.
Eu me encontro bastante preparado para administrar a cidade nesse tempo histórico. E, por isso, comunico respeitosamente ao partido e à comunidade, que sou pré- candidato a prefeito.
As eleições ainda estão longe. Há um período relativamente longo para refletirmos sobre esse pleito.
Um abraço a todos. E vamos continuar trabalhando até dia 31 de dezembro pelo desenvolvimento de nossa terra.
Eu acredito, e tenho muita fé no futuro de Itabira.
Nada vence o trabalho, e o trabalho nos trará o melhor futuro!