AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Aulas nas escolas municipais de BH estão suspensas até o dia 9 de fevereiro
Data para início do ano letivo ainda é incerta, mas prefeitura garante apenas que será antes do Carnaval 01/02/2020

 

Escola municipal BH tempo integral
Cerca de 240 mil estudantes matriculados em 323 escolas de BH vão ter que esperar
Foto: PBH / divulgação

Alunos da rede municipal de BH vão continuar sem aulas pelo menos até 9 de fevereiro, mas o ano letivo vai começar antes do Carnaval. As informações foram divulgas ontem pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Inicialmente prevista para dia 5, próxima quarta-feira, a volta às aulas foi suspensa pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), no último dia 24, por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade, danificando, inclusive, algumas escolas. “Ao longo da próxima semana, esperamos ser possível avaliar a volta dos alunos”, informou a PBH, em nota.

Enquanto isso, cerca de 240 mil estudantes matriculados em 323 escolas de BH vão ter que esperar. Um deles é o pequeno Lucan Thomé, 4, aluno da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ipiranga, na região Nordeste da capital. A unidade foi tomada pela água de um terreno que faz divisa com os fundos da escola. Após deslizamentos, a lama invadiu salas, secretaria e cozinha, no primeiro piso.

“Vamos nos organizar, pais e avós, para ficar com Lucan. O problema é que nem toda família tem essa condição. Vai prejudicar muita gente”, lamenta a mãe do garoto, Mariana Thomé, 35, relações públicas. Ela contou que ficou assustada com a situação da escola, mas lamentou a falta de informações.

Segundo a prefeitura, o município está se empenhado na limpeza pesada e no levantamento das obras de reparação de danos. Esse mapeamento deve ser fechado até o fim da semana que vem. “Quase todas as escolas foram atingidas de alguma forma, com ênfase nas unidades das regiões Leste, Barreiro, Oeste e Centro-Sul. Com o nível de água dos últimos dias, nenhuma rede urbana estaria isenta de risco de alagamento, e nas escolas não é diferente”, declarou a PBH, por meio de nota, sem mensurar o número exato de unidades afetadas.

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação na Rede Pública Municipal de BH (Sind-Rede BH) estima que pelo menos 15 unidades tenham sido prejudicadas. “O que sabemos é que hoje (ontem) eles iriam se reunir para decidir sobre a data. A expectativa é que essa data seja publicada no ‘Diário Oficial’ deste sábado ou de segunda”, concluiu Vanessa Portugal, uma das diretoras da entidade.

Realocados

Diante do fato de que há escolas em área de risco, a Prefeitura de Belo Horizonte não descartou a possibilidade de encaminhar esses alunos para outras escolas. “Se necessário, vamos realocar, sim”, respondeu, por meio de nota. Aos pais que terão que mudar suas rotinas por conta do adiamento do início do ano letivo, a PBH declarou: “Estamos trabalhando diuturnamente para garantir que todas as crianças matriculadas na rede municipal possam voltar em segurança para as escolas o mais rápido possível.”

Estado

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou ontem que não pretende alterar o retorno das aulas, previsto para o próximo dia 10, data definida desde dezembro do ano passado.

Conforme a SEE, todas as unidades da rede estão sendo monitoradas no que diz respeito aos danos causados pelas chuvas.

Hoje, apenas a Escola Estadual Pedro França, na região Oeste de BH, está servindo de abrigo para cerca de 40 pessoas que tiveram que deixar suas casas. Nas outras unidades que estavam ocupadas, as famílias já retornaram para suas residências após o aval da Defesa Civil.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO