AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO
Boa noite - Itabira, domingo, 26 de maio de 2019  

POLITÍCA
Primeira infância – Prefeitura amplia Cemei e cria mais 50 vagas no Nova Vista
20/03/2019

Primeira infância – Prefeitura amplia Cemei e cria mais 50 vagas no Nova Vista

 

 

A Prefeitura de Itabira inaugurou na manhã desta terça-feira (19) um anexo do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Maria de Nazaré, no bairro Nova Vista. A instituição ganhou um segundo espaço, com 50 novas vagas para atender crianças entre seis meses e três anos. No evento, o prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, reforçou o compromisso de seu governo com a educação básica.

Nós nos preocupamos com as comunidades que mais precisam, onde temos priorizado educação e saúde. O Nova Vista carecia de mais um espaço de creche, sendo que a comunidade cresceu. Quando fazemos um trabalho na educação de base, colhemos mais resultados do que em uma grande obra”, ressaltou o prefeito.

Iniciada no ano passado, a construção do anexo abrangeu aproximadamente 300 metros quadrados. A Construtura Linhares, contratada para esse fim, ergueu refeitório; banheiros; cômodos internos (cozinha, salas de aula, espaço de recreação, pequena varanda, etc); área de serviços; escada de acesso e alambrado. Também instalou divisórias, caixa d’água, canaletas para drenagem e fez outras intervenções.

Inauguracao Anexo Cemei Maria de Nazare (2)

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por sua vez, empenhou equipes para pintura, revisão da rede elétrica e da estrutura do telhado, além da construção de piso na entrada do prédio. O ambiente foi equipado com mobiliário adequado e brinquedos pedagógicos. 

Em toda a obra, os investimentos somaram aproximadamente R$ 130 mil.

Redução da lista

Segundo Silvana Lúcia Oliveira Lage, coordenadora do Cemei, a ampliação permitiu reduzir de forma significativa a lista de espera por vagas. Anterior à construção do anexo, a instituição recebia cerca de 40 crianças. “A capacidade de atendimento mais que dobrou e nos deixa muito felizes por atendermos um número maior de meninos e meninas, vindos de famílias que, por vezes, não têm onde deixá-las”, disse.

O Cemei Maria de Nazaré atua com turmas de Berçário, Maternal I e II.

Valdete Lopes de Assis, 31 anos, matriculou dois filhos na instituição e vê na benfeitoria da Prefeitura de Itabira, um alívio. “A obra deu oportunidade para novas mães colocarem seus filhos. É um lugar onde temos a segurança de deixar nossos filhos porque é um espaço preparado para eles, com profissionais qualificados para o cuidado. Nós deixamos as crianças na creche, despreocupados”, comemorou a auxiliar de serviços.

Novas creches

A cerimônia desta terça-feira teve participação também de secretários municipais, líderes comunitários, vereadores, profissionais que atuam na instituição e pais de alunos.

A área do Cemei, localizada na rua Raio de Luz, número 121, foi cedida pela Associação Comunitária do Bairro Nova Vista. A demanda pela ampliação da unidade teve intermediação do vereador Ronaldo Meireles.

O prefeito Ronaldo Magalhães foi quem retomou a criação de vagas em creches. A partir de 2017 criamos 200 vagas nas 18 creches que temos. Hoje aumentamos mais 50. Estamos atendendo a uma demanda da comunidade itabirana”, ressaltou José Gonçalves Moreira, secretário municipal de Educação.

Gonçalves citou, também, que outros quatro Cemeis estão em construção nos bairros Gabiroba, Boa Esperança, Fênix e Barreiro. Dois imóveis também deverão ser viabilizados para essa finalidade no bairro Praia e outro no Fênix. Ao todo, ao menos 700 novas vagas serão criadas em médio prazo.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2019. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO