AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Operação para pagar 13º não deve ser concluída em 2019
Fonte próxima do caso no governo afirma que agendar leilão ainda neste mês é impossível 06/12/2019

 

Cidade Administrativa
Governo de Minas luta contra o tempo para pagar o 13º salário do servidor público
Foto: Ramon Bitencourt

A operação financeira que vai pôr fim ao parcelamento dos salários dos servidores públicos de Minas Gerais, que perdura desde 2016, pode não ser realizada até o fim deste mês. De acordo com uma fonte do governo que está envolvida no processo e pediu para não ser identificada, a possibilidade de o leilão na Bolsa de Valores – no qual o Estado vai antecipar valores relativos aos royalties do nióbio junto a instituições financeiras – ocorrer neste ano está rechaçada: “É impossível. A única coisa que vamos saber neste ano é a data disponível na Bolsa de Valores para ofertar os royalties. A transação, de fato, só vai acontecer no ano que vem”.

Apesar da afirmação categórica, que frustra as expectativas natalinas do funcionalismo público estadual, parlamentares da base do governo estão confiantes na regularização dos salários e no pagamento do 13º ainda em 2019. “Conversei com o Otto (Levy Reis, secretário de Planejamento e Gestão), e a operação de crédito vai acontecer na próxima semana. Muito provavelmente, a operação dos recebíveis da Codemig estará semana que vem na Bolsa de São Paulo”, garantiu ontem o deputado estadual Sargento Rodrigues (PTB). Quem também trabalha com esse prazo é o líder de governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Luiz Humberto Carneiro (PSDB). “Otto fez uma colocação que vai depender muito agora do trâmite na Bolsa, e eles (Secretaria de Estado de Fazenda) estão otimistas de que, na semana que vem, vão resolver isso”, garantiu.

Um motivo que pode atrasar a operação de antecipação dos recebíveis dos royalties do nióbio é a não publicação da sanção pelo governador Romeu Zema do Projeto de Lei 1.205. A expectativa era que a veiculação ocorresse ontem no “Diário Oficial de Minas Gerais”. De acordo com a ALMG, o texto foi encaminhado com um dia de atraso para o governo de Minas Gerais. A assessoria de imprensa não soube informar o motivo da demora no envio do documento nem o horário em que ele foi despachado. A comunicação do governo informou que a expectativa é que a publicação saia hoje no “Diário Oficial de Minas Gerais”.

Para Carneiro, isso não influenciará no resultado final do processo. “A votação dela foi na quarta-feira, mas se sancionar (no “Diário Oficial de Minas Gerais”) amanhã ou depois, está tudo tranquilo”, assegurou.

A votação que Carneiro citou foi a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei 1.205 na ALMG. O texto recebeu a chancela dos 73 deputados presentes na sessão.

Para honrar os compromissos com o funcionalismo, o governo precisa que o leilão injete ao menos R$ 5 bilhões nos cofres públicos. No entanto, nem mesmo essa quantia está garantida, conforme informou Levy em audiência pública na ALMG no começo desta semana. O secretário disse, na ocasião, que, em caso de frustração do processo, o Executivo não tem outra opção para garantir o 13º e o fim do parcelamento dos salários. 

Em nota, a Secretaria de Planejamento e Gestão informou que o governo iniciou ontem os contatos junto à Bolsa de Valores para realização da operação. “Há uma série de procedimentos burocráticos a ser realizada junto à Bolsa. Ao final desse processo, o governo estadual será informado se há data disponível para a operação ainda em 2019. A expectativa é que essa data seja definida na próxima semana”.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO