AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Ronaldo, Dalma e vereadores são diplomados pela Justiça Eleitoral
A solenidade entregou os diplomas de eleito para todos os candidatos que se elegeram em cidades que fazem parte da Comarca de Itabira: Itamb 16/12/2016

Alexandre Santos

 
ALEXANDRE SANTOS/DEFATO
A diplomação é o último passo do processo eleitoral
Galeria de fotos
 

A Justiça Eleitoral realizou uma cerimônia na noite desta quinta-feira, 15 de dezembro, no salão da Ativa, para realizar a diplomação dos candidatos eleitos na eleição realizada em outubro deste ano. O prefeito eleito em Itabira, Ronaldo Magalhães (PTB), sua vice Dalma Barcelos (PDT) e os vereadores da próxima legislação foram diplomados. A cerimônia também entregou os diplomas para os candidatos das demais cidades da Comarca: Itambé do Mato Dentro, Passabém e Santa Maria de Itabira.

O começo do evento foi com uma apresentação do projeto Meninar. Logo em seguida foi formada a mesa do evento, que contou com a juíza eleitoral Fernanda Chaves Carreira Machado, a promotora eleitoral Giuliana Talamoni Fonoff, a chefe do cartório eleitoral Rúbia Magalhães de Queiroz Leão, o deputado estadual Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho – PDT), o presidente da Câmara Municipal de Itabira Rodrigo Diguerê (PV), a delegada Amanda Machado representando a Delegacia Regional de Polícia Civil e o major Rogério Fernandes que esteve em nome do 26º Batalhão de Polícia Militar.

Na sequência a juíza Fernanda Machado proferiu o seu discurso, que foi duro contra a corrupção, e explicou que a diplomação é a última etapa do processo eleitoral. Ela disse que a Justiça Eleitoral tentou interferir o mínimo possível e só o fez nas “pouquíssimas vezes em que se entendeu ter havido violação à legislação eleitoral”.

A crise econômica não foi esquecida pela juíza, que lamentou o cenário atual vivido pelo Brasil. “O país e o mundo andam sombrios e os homens perplexos. A situação critica enfrentada pelos brasileiros, nos diversos Estados da federação, causam espanto, silêncio e dor. Silêncios que gritam. Como pode um país continente, em que se fala a mesma língua, possui uma beleza e riqueza natural extraordinária, um povo caloroso e pacífico, ter chegado a uma crise tão profunda? 12 milhões de desempregados”, afirmou.

Outro assunto lembrado pela juíza Fernanda Machado é o atual sentimento da população com os governantes. “Total descontentamento pela falta de valores éticos e morais. A corrupção de nossos governantes corroeu os alicerces da nação. Minou a saúde, educação, a segurança pública e o sustento dos brasileiros”, disse.

Como exemplo de um bom governante, a juíza recorreu a um itabirano. “Carlos Drummond de Andrade foi também um homem público íntegro, ético, enobrecendo a vida pública pela retidão de seu caráter e de seu trabalho diuturno pela vida e pelo bem comum”, contou.

Logo após teve início a cerimônia de diplomação dos prefeitos, vices e vereadores eleitos na Comarca. A primeira cidade foi Itambé, seguida por Passabém, Santa Maria de Itabira e Itabira. Depois os prefeitos eleitos nas quatro cidades proferiram um discurso, sendo a cerimônia encerrada na sequência.

Sentimento de Ronaldo

Em seu pronunciamento, Ronaldo Magalhães disse se sentir orgulhoso por participar de mais uma cerimônia de diplomação para o exercício de um cargo público. Ele ainda recordou da sua trajetória, que teve início com a Câmara Municipal em 1996 e chefe do executivo em 2001.

O futuro prefeito disse sentir a mesma emoção que teve há 16 anos, quando foi eleito para a Prefeitura de Itabira pela primeira vez. “Nada mudou no meu ideário de homem público. O tempo passou, a fila andou e as páginas da história viraram. Mesmo com todo pragmatismo da vida moderna, permanece inalterável o nosso compromisso com a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, afirmou.

Expectativa

Após a solenidade, Ronaldo Magalhães falou rapidamente com a imprensa e comentou sobre sua expectativa para assumir novamente o executivo. “A diplomação fecha esse trabalho que iniciou ainda com as inscrições dos candidatos. Então a gente fica feliz de estar aqui hoje e, acima de tudo, com o compromisso muito grande, principalmente pelo momento político que passa o Brasil, pelas dificuldades que Itabira enfrenta. A gente está muito animado, muito disposto, fazendo um planejamento para que possamos administrar essa terra”, contou.

Contas de campanha

Sobre as contas de campanha, que foram rejeitadas pela própria juíza eleitoral de Itabira, mas que não impede a diplomação, Ronaldo disse que o caso é normal. “A Justiça faz as suas análises. Então nós já entramos com um recurso, acredito que deve se resolver em breve”, afirmou.

defato


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO