AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Novo secretário de comunicação quer aproximar Bolsonaro da imprensa
Fábio Wajngarten acredita que Bolsonaro deve manter estratégia nas redes sociais, mas evitar deslizes no contato com a imprensa 13/04/2019

 

Bolsonaro
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nomeado como novo secretário de comunicação do governo, o empresário Fábio Wajngarten chega com a missão de aconselhar Jair Bolsonaro sobre como melhorar suas interações com a imprensa. A avaliação é de que o presidente deve manter a estratégia nas redes sociais, mas precisa aprimorar também suas declarações em eventos oficiais, evitando deslizes no contato com os veículos de comunicação tradicionais. Nos últimos dias, o presidente já tem aumentado o contato com a imprensa.

Apesar de ter sido oficializado no cargo somente ontem, Wajngarten vinha se dedicando à função há dias e já vinha despachando do Palácio do Planalto. Ele fez parte da comitiva do presidente na viagem a Israel e, no evento de comemoração dos cem dias de governo, anteontem, circulava entre os ministros. 

A decisão de convocar o empresário ao posto foi tomada por Bolsonaro no fim do mês passado. Pessoas próximas ao presidente reclamavam da desorganização, dos muitos erros nas peças publicitárias do governo e da falta de estratégia na área. Antecessor de Wajngarten, Floriano Amorim também não gostava de receber jornalistas e costumava aconselhar integrantes do governo a não falar com a imprensa.

Wajngarten, que conhecia Bolsonaro há alguns anos, tem perfil oposto e já vinha atuando informalmente na aproximação dele com executivos de emissoras como Record, Rede TV! e SBT. Sua rede de contatos no setor vem de longe. Ele trouxe ao Brasil o serviço de medição de audiência televisiva da alemã GFK e fundou uma empresa para atuar no segmento, a Controle da Concorrência. 

A amizade com Bolsonaro começou em fevereiro de 2016, quando participou de jantar na casa de Meyer Nigri, da construtora Tecnisa, de quem Wajngarten é amigo de infância. 

Os contatos seguiram e Wajngarten se engajou na campanha. Em agosto, reuniu em sua casa Bolsonaro e cerca de 60 empresários. Conseguiu apoios importantes, como de Sebastião Bomfim, da Centauro, de Flávio Rocha, da Riachuelo, e de Salim Mattar, da Localiza - hoje também no governo.

Tornou-se aliado fiel de Bolsonaro, com quem trocava mensagens e falava com frequência ao telefone. Fazia parte do grupo que advogava pela profissionalização da campanha, com investimentos em peças publicitárias, e tentava convencer Bolsonaro a aceitar doações de apoiadores. Foi voto vencido na ocasião. Bolsonaro argumentava que a nova comunicação, via redes sociais e WhatsApp, bastaria para que fosse eleito. Agora, convocado ao governo, tem a tarefa de levar ao Planalto o jeito tradicional de se comunicar.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO