AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Um ano após prisão de Lula, PT vive dilema sobre rumos
Sigla busca um caminho entre campanha por liberdade de seu líder e oposição a Bolsonaro 07/04/2019

 

Enviar por e-mail
Imprimir
Lula preso
Há um ano Lula era preso e transferido para Curitiba, onde está até hoje
Foto: AFP

Exatamento um ano depois da prisão de seu principal líder, o PT ainda está, nas palavras de um de seus mais influentes dirigentes, numa “encruzilhada”. O partido tenta encontrar um caminho entre a defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a construção de um projeto alternativo ao bolsonarismo para tentar voltar ao poder.

Reservadamente, os petistas admitem que Lula, 73, dificilmente voltará a disputar uma eleição. O ex-presidente está inelegível até 2038, com base na Lei da Ficha Limpa, por causa da condenação a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). O petista tem mais uma condenação em primeira instância e responde a outros seis processos.

O quadro de inelegibilidade só poderia ser revertido se os tribunais superiores anulassem a condenação de segunda instância do caso triplex. Poucos aliados, porém, acreditam nessa possibilidade. Nos tribunais, a maior esperança é conseguir uma progressão para o regime domiciliar. Isso aconteceria se o Superior Tribunal de Justiça (STJ) absolvesse o petista do crime de lavagem de dinheiro, o que reduziria a pena.

Nenhuma liderança petista cogita virar as costas para Lula neste momento porque a história dele e a da sigla se confundem – e por razões humanitárias.

O ex-aliado Ciro Gomes (PDT) tem feito críticas públicas à defesa da liberdade do ex-presidente e descartado uma união com os petistas na oposição a Bolsonaro justamente por esse motivo. Até partidos como o PSOL e o PCdoB, que participam de atos pela liberdade de Lula, se queixam que a saída do ex-presidente da prisão não pode ser a bandeira principal da oposição. A avaliação é que seria preciso construir um novo projeto que conquistasse a população.

O próprio Lula tem afirmado para os que o visitam na Superintendência da Polícia Federal do Paraná que não acredita que os tribunais irão lhe beneficiar com a liberdade nos próximos meses. Na semana passada, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, adiou, sem definir nova data, o julgamento sobre o cumprimento de pena após a condenação em segunda instância, que estava marcado para a próxima quarta-feira. Se a Corte revisse a posição, o petista seria solto

Esperança

Para Lula, só a mobilização popular pode tirá-lo da cadeia. Por isso, o candidato derrotado do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, pegou a estrada neste fim de semana. Esteve na última sexta-feira em Porto Alegre e, neste sábado, em Florianópolis. Hoje está previsto um ato político na frente da sede da PF no Paraná para marcar um ano da prisão. A ideia é fazer dois ou três eventos da caravana “Lula livre com Haddad” por mês em todas as regiões do país.

Sem alternativa, o PT tenta juntar a mensagem em defesa da liberdade de Lula com o combate às propostas do governo Bolsonaro.

“O Lula livre é um guarda-chuva onde estão as demais bandeiras. Queremos o Lula livre para defender a aposentadoria do povo, para lutar contra a entrega do patrimônio nacional e a favor da educação”, afirma Márcio Macedo, um dos vice-presidentes do partido.

Em sua atuação no Congresso, o PT também pretende misturar a defesa de seu líder com as críticas ao governo. Para o deputado José Guimarães (PT-CE), integrante da direção nacional do partido, “soltar Lula e barrar a reforma da Previdência” estão entre os principais objetivos para este ano.

“Não daremos trégua para o governo. A oposição será como nós fizemos com o (ministro da Economia) Paulo Guedes na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados”, disse.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO