AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Minas aparece entre os últimos em ranking de transparência
Controladoria Geral da União avaliou cumprimento da Lei de Acesso à Informação 17/12/2018


 
Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Capturar.PNG
Desempenho. Com nota 7,12 no ranking EBT, Minas Gerais ficou à frente apenas de Sergipe, Roraima, Acre, Bahia e Amapá
PUBLICADO EM 17/12/18 - 03h00

Um levantamento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU) coloca Minas Gerais entre os Estados brasileiros que mais deixam a desejar no que diz respeito ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e outros normativos sobre transparência. No ranking da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, Minas aparece na modestíssima 22ª colocação, com nota 7,12, à frente apenas de Sergipe, Roraima, Acre, Bahia e Amapá. Pernambuco lidera a lista, com nota 9,4.

A EBT avaliou os 26 Estados, o Distrito Federal, além de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, o que representa um universo de 691 entes federativos. Diferentemente das outras três edições, o levantamento levou em conta neste ano tanto a transparência passiva quanto a ativa. A primeira diz respeito à regulamentação da LAI, com a existência de canais – presenciais e eletrônicos – para pedidos de informações pelos cidadãos e acompanhamento dessas demandas. Já a ativa analisa como os governos estaduais e municipais publicam na internet dados relativos às despesas, receitas, licitações, acompanhamento de obras, salários dos servidores e outros aspectos de suas gestões.

Setenta e dois municípios mineiros entraram na avaliação da CGU. Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi o grande destaque do Estado, com nota 9,62, ocupando a 12ª posição geral. Passos, com 9,54, e Viçosa, com 9,47, também aparecem bem. O pior resultado foi o de Patrocínio, no Alto Paranaíba, que obteve nota 2,85 e ficou na 646ª colocação.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO