AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
STJ manda soltar vice-governador e todos os presos da Operação Capitu
A Operação Capitu investiga crimes de corrupção no Ministério da Agricultura, nos anos de 2014 e 2015 13/11/2018

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Todos soltos
Todos os presos pela Operação Capitu foram soltos pela Justiça
PUBLICADO EM 12/11/18 - 17h34

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nefi Cordeiro concedeu Habeas Corpus para todos os envolvidos na Operação Capitu  que estavam presos desde a última sexta-feira. Entre os investigados que foram soltos estão o vice-governador de Minas, Antônio Andrade (MDB)  o deputado estadual, João Magalhães (MDB), os executivos da JBS, Joesley Batista, Ricardo Saud e Demilton Antônio de Castro e o ex-conselheiro fiscal da JBS, Florisvaldo Caetano de Oliveira.

Também foram liberados da prisão provisória os advogados, Odo Adão Filho, Mauro Luiz Rodrigues de Souza e Araújo, Ildeu da Cunha Pereira, Mateus de Moura Lima, Cláudio Soares Donato, José Francisco Franco da Silva Olibeira, Marcelo Pires Pinheiro e Fernando Manuel Pires Pinheiro. Os empresários Walter Santana Arantes e Waldir Rocha Pena também foram liberados. O ex-deputado estadual, Eduardo Cunha (MDB), também foi beneficiado pelo HC, mas no entanto continua preso em Curitiba, em decorrência de outras condenações. 

A decisão que beneficiou os envolvidos é uma extensão do Habeas Corpus que liberou o ex ministro da Agricultura, Neri Geller e o ex secretário da Defesa Agropecuária Rodrigo Figueiredo, ontem. Eles também  foram presos na Operação Capitu.   

O  Ministro do STJ, Nefi Cordeiro que concedeu o HC entendeu que houve excesso nas ordens de prisão. O ministro explicou que “esconder fatos hoje não significa que se prejudique a colheita de provas, mesmo investigatórias, do limite fático já revelado e criminalmente perseguido”. Segundo Cordeiro é ilegal  prisão por descumprimento de delação premiada. 

A Operação Capitu investiga crimes de corrupção no Ministério da Agricultura, nos anos de 2014 e 2015. 

O empresário, Waldir Rocha Pena, sócio de uma rede de supermercado de Belo Horizonte, que estava no Uruguai na última sexta-feira quando estourou a operação Capitu da Polícia Federal  havia se entregado no início da tarde de hoje, mas com a decisão do STJ ele não será encaminhado para a penitenciária. Já o advogado Odo Adão Filho, nem chegou a se apresentar para a Policia Federal e por isso era considerado foragido desde a últma sexta-feira (9).

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO