AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Ministro frustra expectativa de anúncio de verba para metrô
Prefeito convoca imprensa, mas Alexandre Baldy diz que só no fim do ano assinará contrato 28/08/2018

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Capturar.JPG
Encontro. Ministro Alexandre Baldy se reuniu com o prefeito Alex de Freitas, mas não anunciou verba
PUBLICADO EM 28/08/18 - 03h00

Frustrando as expectativas da Prefeitura de Contagem, que esperava o anúncio de verbas para a ampliação da linha do metrô entre a estação Eldorado e um novo terminal no Novo Eldorado, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, disse nesta segunda-feira (27) que somente no fim do ano deve voltar à cidade para assinar o contrato para a expansão do trem urbano. Baldy esteve no município, onde se encontrou com o prefeito Alex de Freitas (PSDB), e apenas reafirmou a promessa de conseguir recursos para o empreendimento, orçado em R$ 157,681 milhões.

“O projeto está sendo analisado a passos largos, e tudo se encaminha para que, até o final do ano, possamos assinar o contrato”, disse Baldy, sem garantir que o dinheiro será disponibilizado para o empreendimento. Em outubro do ano passado, Freitas também contava como garantida a verba para a criação da nova estação, capaz de ampliar a viagem sobre os trilhos em 1,5 km.

De acordo com os prazos anunciados na ocasião, as obras seriam iniciadas em maio deste ano e ficariam prontas em 2019. Agora, segundo o prefeito, a estrutura deve ser concluída só em 2020.

 

Durante entrevista à imprensa na noite desta segunda-feira, o ministro confirmou apenas a liberação de R$ 300 milhões para a construção da avenida Maracanã, em Contagem. “Hoje, nós viemos dizer que os recursos para obras de saneamento e mobilidade pleiteados pelo prefeito estão liberados. Elas podem ser autorizadas”, disse Baldy. O dinheiro também será utilizado para a canalização do córrego Maracanã e do ribeirão Betim, com controle das enchentes no bairro Colonial. Baldy disse ainda que estão liberadas 1.400 unidades do Minha Casa, Minha Vida na cidade.

Metrô. O projeto vem sendo revisado e, até outubro, poderá ter financiamento garantido. O valor será pago pela própria Prefeitura de Contagem, mas a licitação será feita pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A obra é defendida por especialistas. “A estação do Eldorado é a com maior movimentação de passageiros. É lá onde acontece a transferência de usuários para ônibus que seguem para vários locais da região metropolitana. Quanto mais quilômetros percorridos no metrô para depois seguir de ônibus, mais rápido fica o percurso”, explica o especialista em transporte e trânsito Márcio Aguiar.

A conclusão do projeto, porém, é desacreditada por uma parte da população. “Não podemos esquecer que estamos em período eleitoral. Eu já vi essa promessa de melhoria do metrô muitas vezes. E, até agora, nada”, disse o presidente do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, Romeu José Machado Neto.

Novo trajeto

Avenida Maracanã. O recurso anunciado será usado para criação da avenida que deverá, além de reduzir as enchentes, aumentar a mobilidade urbana da população de Nova Contagem. As obras devem ser iniciadas em maio de 2019 e finalizadas dois anos e meio depois.

Mobilidade. Segundo o prefeito Alex de Freitas, os moradores da região demoram atualmente uma hora e 20 minutos para chegar ao metrô. O esperado é que, com a criação da avenida, o tempo seja reduzido em 30 minutos. “Vamos levar dignidade para uma região pobre”, disse.

 
 
 

 


6
8
 

 

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO