AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Moon Jae-in e Kim Jong-un se comprometem a assinar acordo de paz para acabar com guerra este ano
Após se cumprimentarem, Moon aceitou o convite de Kim e pisou brevemente no lado Norte da fronteira, sorrindo. Em seguida, ambos cruzaram pa 27/04/2018

 

Em uma declaração conjunta após um encontro histórico, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, comprometeram-se a assinar um acordo de paz para colocar o fim à guerra entre as Coreias ainda este ano, substituindo o armistício de 1953, diz a rede americana CNN. Eles estão reunidos nesta sexta-feira (27) em Panmunjon, zona desmilitarada entre os dois países.

"Os dois líderes solenemente declaram que não haverá mais guerra na península da Coreia e que uma nova era de paz começou", diz a declaração, segundo a CNN.

A conversa entre os dois líderes teve início às 10h15 (22h15 de quinta, 26, em Brasília). Kim e Moon conversaram também sobre a possível desnuclearização de Pyongyang.

No encontro pela manhã (horário local), que durou 100 minutos, “falaram sobre a desnuclearização e estabelecimento da paz na península e sobre melhoria das relações” entre os dois países, que tecnicamente seguem em guerra, segundo informou o porta-voz da presidência sul-coreana, Yoon Young-chan.

 
 
 
 

Líderes das Coreias plantam árvore como sinal de paz

Após se cumprimentarem, Moon aceitou o convite de Kim e pisou brevemente no lado Norte da fronteira, sorrindo. Em seguida, ambos cruzaram para o lado Sul.

O presidente sul-coreano disse a Kim que estava "feliz por conhecê-lo" e mais tarde afirmou que a presença de Kim fazia de Panmunjon um símbolo de paz, e não mais de divisão.

Eles foram então escoltados por uma guarnição de honra até a Peace House, edifício que abriga a cúpula e que está localizado na margem sul da fronteira intercoreana. Foi neste local que o cessar-fogo de 1953 entre os dois países foi assinado.

Ali, Kim assinou um livro de visitas, onde deixou a seguinte mensagem: “Uma nova história começa agora - no ponto inicial da história e na era da paz”.

A agência norte-coreana KCNA afirmou que Kim pretende "discutir de coração aberto com Moon Jae-in todas as questões com objetivo de melhorar relações intercoreanas e alcançar paz, prosperidade e reunificação da península coreana".

 

Encontro em Seul

 

O líder norte-coreano disse ainda ao presidente sul-coreano que está disposto a visitá-lo em Seul "a qualquer momento que for convidado", informou a presidência sul-coreana.

Kim é o primeiro líder norte-coreano a pisar em solo sul-coreano desde o final da Guerra da Coreia (1950-1953), que terminou com um cessar-fogo em vez de um tratado de paz.

 

Árvore

 

Moon e Kim também plantaram um pinheiro na Zona Desmilitarizada que separa os dois países. A árvore escolhida nasceu em 1953, ano em que foi assinado o cessar-fogo entre as duas Coreias.

O ato foi repleto de simbolismos. O local escolhido para o plantio é próximo de onde Chung Ju-yung, o falecido fundador do grupo Hyundai, costumava carregar seus caminhões com vacas que levava para Coreia do Norte no final da década de 1990, em um esforço de reconciliação entre os países.

Solo e água usados foram compartilhados, trazidos tanto por Kim quanto por Moon. O solo foi coletado do Monte Baekdu, na Coreia do Norte, e do Monte Halla, na Coreia do Sul. E, logo após plantado, o pinheiro foi regado com água vinda dos rios Daedong, no Norte, e Han, no Sul.

A árvore recebeu ainda uma pedra em sua base, com os nomes dos dois líderes escritos, ao lado da frase “plante paz e prosperidade”.

Em 2007, quando o então presidente sul-coreano Roh Moo-hyun foi recebido pelo pai de Kim Jong-un, Kim Jong-il, para um encontro em Pyongyang, os dois também plantaram uma árvore na capital norte-coreana.

 

Estados Unidos

 

A Casa Branca divulgou um comunicado logo após os dois líderes se encontrarem, no qual deseja "paz e prosperidade" aos coreanos. "Por ocasião do histórico encontro do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, desejamos o melhor ao povo coreano. Temos esperança de que os diálogos irão atingir progressos em direção um futuro de paz e prosperidade para toda a Península Coreana", diz a mensagem, assinada pela secretária de imprensa Sarah Sanders.

 
 
 
 

Entenda como os líderes das 2 Coreias decidiram se reunir

 

Mudança de tom

 

Até há pouco seria inimaginável que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, se sentariam à mesma mesa para tentar estabelecer a paz na península e o fim do programa nuclear promovido pelo governo de Pyongyang.

Depois da chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, a Coreia do Norte iniciou uma série de testes de mísseis balísticos e nucleares que provocaram reações enérgicas de Washington e de Seul, novas e firmes sanções internacionais, além de provocar o temor de uma guerra na região.

Também parecia impensável que Trump e o ditador norte-coreano aceitassem se reunir, um encontro previsto para ocorrer no final de maio ou começo de junho, depois de uma série de ameaças e troca de insultos pessoais.

Tudo mudou em janeiro, quando Kim mostrou abertura para dialogar com a Coreia do Sul durante seu discurso de Ano Novo. O ditador norte-coreano anunciou que estava disposto a enviar uma delegação aos Jogos Olímpicos de Inverno, que seriam realizados em fevereiro em PyeongChang, no país vizinho.

Mas uma figura essencial neste processo é o presidente sul-coreano, que chegou ao poder em maio de 2016, disposto a conversar com a Coreia do Norte, revertendo a postura adotada por sua antecessora, Park Geun-hye, que foi presa por corrupção.

 

Jogos da Paz

 

A aproximação promovida por Moon, unida à disposição do Norte em dialogar e à suspensão dos testes de mísseis no fim de novembro, geraram frutos nos Jogos Olímpicos de Inverno, um evento repleto de gestos de grande valor simbólico para a reconciliação.

Durante os chamados "Jogos da Paz", Norte e Sul desfilaram sob a bandeira unificada e competiram com uma equipe conjunta de hóquei no gelo. O evento também propiciou uma série de visitas de alto nível, que deixavam para trás, pelo menos temporariamente, as tensões.

A irmã e assessora do ditador norte-coreano, Kim Yo-jong, viajou para o Sul para assistir à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno. Foi a primeira vez que um membro da dinastia Kim pisava no país vizinho. A partir disso, os contatos aumentaram e resultaram em uma lista crescente de eventos diplomáticos inesperados.

Entre eles se destaca o convite de Kim a Moon para realizar a cúpula, a primeira entre os líderes das duas Coreias em 11 anos, assim como a oferta do ditador norte-coreano para se reunir com Trump, o primeiro encontro entre os líderes dos dois países.

Kim propôs os encontros com o compromisso de suspender os testes de armas e discutir um processo de desnuclearização do país, desde que receba garantias para a sobrevivência do regime.

Além disso, a Coreia do Norte anunciou o fim de seus testes com armas atômicas e se comprometeu a não utilizá-las a menos que seja alvo de "ameaças ou provocações" de outros países, um gesto muito significativo que ocorre antes das cúpulas.

Muitos especialistas consideram que a distensão só foi possível porque a Coreia do Norte afirma ter atingido o status de potência nuclear. Portanto, Kim se sente capacitado em negociar com Seul e Washington com as mesmas cartas sobre a mesa.

 
 
 

Mapa mostra detalhes do encontro entre os líderes das Coreias do Norte e do Sul

 
 (Foto: Infografia: Betta Jaworski / G1) (Foto: Infografia: Betta Jaworski / G1)

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO