AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Acordo com OMS pode garantir vacina para 20% dos brasileiros
01/09/2020

 

Brasil já enviou à OMS carta-acordo com condições, mas ainda não oficializou adesão

 
 
VACINA
 
 

O Brasil decidiu como vai participar da aliança mundial para a vacina contra a Covid-19 liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O acordo será flexível e deve garantir doses suficientes para imunizar 20% da população – cerca de 40 milhões de pessoas no país.

O percentual – 20% da população – é predeterminado pelo acordo. O prazo para aderir ao tratado internacional terminou ontem, mas, até o fechamento desta reportagem, a OMS havia divulgado que não tinha informações oficiais sobre a adesão do país. O governo brasileiro, no entanto, já tinha enviado uma carta-acordo manifestando interesse em participar da aliança.

 
 
 

Segundo a coluna de Jamil Chade, no Uol, o Brasil aceitou integrar a iniciativa desde que se mantenha certo grau de flexibilidade, uma vez que existem acordos já assinados com multinacionais que desenvolvem a vacina.

O acordo consiste no cofinanciamento para pesquisas que pretendem encontrar uma vacina eficiente contra a Covid-19. O investimento no caso do Brasil seria de R$ 4 bilhões.

De acordo com a OMS, 172 países já estão inseridos ou demonstraram interesse em participar da iniciativa. O objetivo da União é encontrar um imunizante eficiente, mas de baixo custo, e garantir que a distribuição do insumo seja igualitária.

Para os 90 países mais pobres do globo, as vacinas serão entregues gratuitamente, mas o Brasil, por ser considerado uma economia de renda média, precisará pagar pela vacina.

Para Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a participação é altamente positiva para o país, e, mesmo que se tenha de abrir mão de doses produzidas aqui por meio das parcerias já vigentes, o acordo contribui para um avanço importante na luta contra a pandemia. “Não adianta combater a pandemia somente no nosso território. Se os países vizinhos estão cheios de casos, vai acabar refletindo em nós também”, avalia o médico.

O Ministério da Saúde confirmou a entrega da carta-acordo, mas não divulgou detalhes, já que eles caberiam ao Ministério das Relações Exteriores. Questionado, o Itamaraty anunciou não ter obtido informações ainda.

O Executivo vinha demonstrando interesse em aderir ao acordo, mesmo após hesitação inicial. A análise do governo era que as negociações bilaterais, com as multinacionais, poderiam ser mais vantajosas.

O Ministério da Saúde aposta na vacina de Oxford. O governo federal liberou R$ 2 bilhões para a Fiocruz receber, processar e distribuir 100 milhões de doses da vacina. Na segunda-feira, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, e a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, discutiram formas de acelerar o cronograma da produção dessa vacina no Brasil.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO