AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Reforma concluída em casarão histórico da rua Tiradentes
17/08/2020

 

casarão

Nesta sexta-feira (14), o prefeito Ronaldo Magalhães participou do último evento permitido antes do período eleitoral e entregou a conclusão das obras do casarão nº 55, na rua Tiradentes, no centro histórico de Itabira.

Por meio do programa de revitalização do patrimônio histórico e cultural da cidade, com gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), a Prefeitura deu início à reforma em janeiro deste ano e investiu R$ 250.367,06. Responsável pela execução dos trabalhos, a Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT) recompôs a fachada do imóvel – revestimento, pintura e recuperação das esquadrias (portas e janelas). É importante ressaltar que a pintura externa foi desenvolvida pela coordenação técnica da SMDU, com a responsabilidade da arquiteta Patrícia Ferreira, superintendente.

Outros serviços foram: reforço da parte estrutural – pilares e ligamentos –, reforma das instalações elétricas; reposicionamento das caixas d’água, que foram embutidas e limpeza geral do imóvel e entorno. O telhado passou por uma vistoria e todos os elementos deteriorados foram substituídos – forro do beiral e madeiramento –, bem como todas as telhas, calhas e condutores. A obra contemplou ainda a restauração completa do telhado da varanda, que retornou às suas características originais, inclusive, com a instalação de luminárias coloniais.

Para Robson Costa de Souza, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, com a reforma deste importante imóvel do acervo histórico itabirano, o Município avança no programa de incentivo do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

“A revitalização dos casarões mostra a força da cultura de Itabira. Com mais essa reforma concluída, nós atingimos uma pontuação – 19,8 – muito boa no ranking do Iepha, aumentar a arrecadação do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] cultural e poderemos começar o projeto de restauração do antigo hospital, que é um sonho da população. Então, ficaremos com todo o nosso complexo histórico reformado”, declarou Robson Souza.

Casarao

Em tempo

Desde 2017, a Prefeitura de Itabira realiza obras de restauração de vários imóveis tombados pelo Decreto Municipal nº 3.442, de 1988. Ao todo, 18 imóveis já foram restaurados, estão em reforma ou em fase de licitação. São eles: oito casarões (entre eles a casa onde vive a família do ex-prefeito e deputado estadual Luiz Menezes), Igreja do Rosário, Museu de Itabira, Casa de Drummond, Museu do Tropeiro, Memorial Carlos Drummond de Andrade, Usina Ribeirão São José, Centro de Artesanato, sede da Banda Euterpe, Casa do Brás e Igreja da Serra dos Alves.

       Grande parte das obras foram realizadas com recursos do ICMS Cultural. Inclusive, a arrecadação recorde que a Prefeitura conquistou este ano no programa será destinado à continuação dos projetos de reforma dos casarões tombados e revitalização do centro histórico.


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO