AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLÍCIA
Justiça decreta nova prisão dos 13 suspeitos do crime em Brumadinho
De acordo com o TJMG, ainda não há previsão para o cumprimento dos mandados de prisão 14/03/2019

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
brumadinho
O crime aconteceu no dia 25 de janeiro
PUBLICADO EM 13/03/19 - 16h32

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou na tarde desta quarta-feira (13) que os 11 funcionários e engenheiros da Vale e 2 engenheiros da TÜV SÜD, já detidos anteriormente, voltem aos presídios para cumprirem o restante da prisão temporária. O mérito do habeas corpus, que concedeu a liberdade aos investigados, foi julgado nesta tarde e todos tiveram a liminar negada. 

A sessão que acontece nesta tarde é comandada pelo desembargador-relator Marcílio Eustáquio Santos, do TJMG, e a decisão foi tomada por unanimidade. Apesar dos votos já terem sido contabilizados, ainda há cerca de 40 sustentações orais a serem feitas até o fim da reunião, que só deve acabar por volta das 20h. 

Após o término, o desembargador-relator deve assinar os mandados de prisão e encaminhá-los à central da Polícia Civil. Cabe à corporação decidir quando os mandados serão cumpridos. 

Histórico

No dia 29 de janeiro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais havia votado pela prisão temporária dos cinco executivos presos e investigados pelo rompimento da barragem I da mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Três deles, Cesar Augusto Paulino Grandchamp, Ricardo de Oliveira e Rodrigo Artur Gomes de Melo, são funcionários da Vale e os outros dois, André Yassuda e Makoto Mamba, engenheiros da empresa TÜV SÜD, que prestava serviços à mineradora.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liberdade ao grupo no dia 5 de fevereiro. Contudo, eles só foram liberados do presídio no dia 7 do mesmo mês. 

Já no dia 15 de fevereiro, o segundo grupo de suspeitos, composto por oito funcionários da Vale (citados abaixo), foi mandado para a prisão durante uma operação que investiga a responsabilidade criminal pelo rompimento da barragem. Sete prisões foram efetuadas em Belo Horizonte e uma em Itabira. 

O ministro Nefi Cordeiro do STJ determinou no dia 27 a soltura destes funcionários; no entanto, o cumprimento da decisão só aconteceu no dia seguinte. 

A liminar foi concedida para atender ao pedido de Alexandre Campanha e Cordeiro estendeu a decisão aos outros sete funcionários que haviam sido detidos. 

Confira o nome dos outros oito funcionários detidos no dia 15 de fevereiro:

Joaquim Pedro de Toledo (gerente de Execuções de Planejamento da Vale);

Renzo Albieri Guimarães Carvalho (funcionário da gerência de geotecnia da Vale);

Cristina Heloíza da Silva Malheiros (funcionária da gerência de geotecnia da Vale);

Artur Bastos Ribeiro (técnico da área de inspeção e monitoramento de barragem e pilha da mina do Córrego do Feijão);

Alexandre de Paula Campanha (gerente-executivo Corporativo da Vale);

Marilene Christina Oliveira Lópes de Assis Araújo (funcionária do setor de gestão de riscos geométricos);

Hélio Márcio Lópes da Cerqueira (engenheiro geotécnico da Vale);

Felipe Figueiredo Rocha (funcionário do setor de gestão de riscos geotécnicos); 

Aguarde mais informações. 

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO