AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Saúde em alta – Itabira é premiada no maior congresso de saúde pública do Brasil
09/07/2019

Saúde em alta – Itabira é premiada no maior congresso de saúde pública do Brasil

 

 

Município foi uma das 88 cidades, entre 500 participantes, premiadas na 16ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, em Brasília

Itabira recebeu mais uma boa notícia. Na semana passada, entre os dias 2 e 5, durante o 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília, o Município recebeu medalha e certificado de premiação pela atuação em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Itabira, que recebeu prêmio como experiência exitosa do Brasil, foi uma das 88 cidades agraciadas entre 500 participantes de todo o país. Este foi o maior congresso de saúde pública da atualidade.

Dentro do congresso, na 16ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, os secretários municipais apresentaram as suas atuações. Segundo a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo, todas as experiências inscritas tiveram que vencer votações em seus estados antes de irem para o congresso. As melhores apresentações, além de submetidas a uma banca examinadora, também foram julgadas pelos congressistas.

Rosana Linhares apresentou o painel Redução da Mortalidade Infantil: Papel da Gestão Comprometida na Organização da Atenção Materno-Infantil no Município de Itabira. Para a secretária, uma das maiores felicidades foi poder representar o Município e estar entre as experiências de sucesso de Minas Gerais. Vale ressaltar que em 2018, a cidade registrou a menor taxa de mortalidade infantil da história: 6,2 óbitos para cada mil nascidos vivos. Este índice é equiparado aos alcançados por países desenvolvidos.

Já na minha apresentação, senti-me honrada quando, ao adentrar no local estabelecido, me deparei junto à banca examinadora que contava com a presença de importantes profissionais. Dentre eles, o doutor Aquilas Mendes, professor da Universidade de São Paulo (USP), uma sumidade em financiamento do SUS. Senti-me premiada já ali. Profissionais ilibados e comprometidos com o SUS como ele, nos emocionam”, disse.

Em seu agradecimento, a secretária de Saúde de Itabira lembrou o apoio irrestrito do prefeito Ronaldo Magalhães que “não mede esforços para que Itabira possa vencer as dificuldades nesse que é o momento mais difícil de gestão do SUS em toda sua história”. Rosana Linhares também ressaltou o trabalho de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para que os resultados alcançados fossem possíveis.

Estar à frente da SMS, liderando grupos muito comprometidos e do bem, nesse cenário atual e receber esse prêmio, em nome de todos os profissionais que cuidam da atenção materno-infantil, seja na Atenção Primária, por meio das equipes de saúde da família; na Secundária, pela Policlínica e CEAE; e da Terciária, por meio do Samu, Pronto-Socorro Municipal de Itabira e dos hospitais Nossa Senhora das Dores e Municipal Carlos Chagas, bem como, dos parceiros e do Conselho Municipal de Saúde, torna esse momento muito especial. Ganhamos todos. Ganha-se o melhor: a vida”.

A solenidade de entrega dos prêmios ocorreu na quinta-feira (4), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Na ocasião, o médico sanitarista e ex-secretário do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), José Ênio Servilha Duarte, foi homenageado como patrono da mostra deste ano.

Ainda durante o congresso, os secretários municipais reafirmaram a saúde como direito social e fundamental; defenderam a necessidade de qualificar o pacto federativo, rediscutir as competências dos entes e o fortalecimento da participação da comunidade no SUS, com garantia de acesso, integralidade, equidade e qualidade nas ações e serviços públicos de saúde, gestão democrática e participativa, e financiamento compatível com sua magnitude. O 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde foi realizado pelo Conasems.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO