AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Dona Lucinha, que dá nome à rede de restaurantes, morre aos 86 anos
A cozinheira angariou prêmios em inúmeros festivais e seus três restaurantes são reconhecidos por seguir a tradição da culinária mineira 10/04/2019


 
Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
ucinha é uma das maiores representantes da cozinha mineira
PUBLICADO EM 09/04/19 - 12h34

Morreu nesta terça-feira (9), aos 86 anos, Maria Lucia Clementino Nunes, a Dona Lucinha, que dá nome à famosa rede de restaurantes de comida tradicionalmente mineira.  

Um funcionário do restaurante em São Paulo contou à reportagem que a cozinheira já repousava doente há algum tempo em sua casa em Belo Horizonte e, nesta manhã, teria falecido de causas naturais. Amigos, familiares e trabalhadores que dividiram a cozinha com Dona Lucinha estão a caminho da capital mineira para o velório. Não há informações sobre o seputalmento. 

Dividida entre as funções de cozinheira, salgadeira, doceira, feirante, quitandeira, vereadora e professora, Dona Lucinha criou seus onze filhos e deixou um imenso legado para a gastronomia brasileira. Ainda depois dos 80 anos, a cozinheira se dividia entre seus três restaurantes, dois em Belo Horizonte e um terceiro em São Paulo. Além de seus filhos, Dona Lucinha deixa mais de 20 netos. 

 

Em entrevista ao site da Prefeitura de Belo Horizonte, concedida em janeiro de 2011, a cozinheira confidenciou toda sua paixão pela culinária. “O primeiro ingrediente que se põe na panela é o amor. Minha família me ensinou que eu teria que aprender com a faculdade da vida. O que aprendi foi de uma forma prática, desde lavar uma louça, até fazer queijos”, contou.

Em outras oportunidades, Dona Lucinha ressaltou sua grande dedicação em uma missão única: "preservar a cozinha de origem, gerada nos primeiros anos dos setecentos nas Minas do Ouro e do Diamante". No site oficial da rede de restaurantes, ela é apontada como a maior representante da cozinha do Estado, dentro e fora do Brasil. 

História

Nascida em 21 de novembro de 1932, no Serro, na região Central de Minas Gerais, Maria Lucia Clementino Nunes viveu boa parte de sua infância na fazenda de seus pais e se mudou para Belo Horizonte, com os avós maternos, quando ainda era adolescente.

Apaixonada pela culinária, chegou a oferecer aulas de cozinha para alunos para quem lecionava em uma escola no Serro. Na capital mineira, participou de festivais gastronômicos e angariou prêmios em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e até em cidades no exterior. 

Alguns anos depois, recebeu um convite para abrir seu primeiro restaurante na capital. A primeira unidade foi inaugurada em 1990, a segunda em 1991 e uma terceira, em São Paulo, em 1992. 

Em 2001, ao lado de sua filha Marcia Nunes, historiadora, Dona Lucinha lançou o livro "História da Arte da Cozinha Mineira", através do qual confidencia aos leitores detalhes de suas receitas tão conhecidas. 

Há quatro anos, a cozinheira foi inspiração para o enredo de Carnaval da Salgueiro, que homenageou a riqueza da culinária de Minas. 

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO