AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
15ª Semana Drummondiana desperta arte e poesia pelas ruas de Itabira
A Semana Drummondiana está homenageando os livros “Claro Enigma” e “Contos de Aprendiz”, 25/10/2016

 

 
DIVULGAÇÃO
Semana Drummondiana tem início no próximo dia 28 de outubro
Galeria de fotos
 

Uma tradição no calendário cultural de Itabira, a Semana Drummondiana chega à sua 15ª edição em 2016. Neste ano, a Prefeitura de Itabira, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e a Vale prepararam uma programação que se dedica à obra do escritor e ao fomento da literatura. As atividades se estendem entre os dias 28 e 31 de outubro.

Durante a Semana Drummondiana, Itabira receberá nomes importantes da literatura, cortejos, intervenção poética, contações de história, sarau, palestras, mesas redonda, entre outros. O objetivo é difundir e fomentar a busca por novas práticas literárias.

“Em Itabira temos diversos escritores e manifestações artísticas que, com certeza tiveram inspirações na obra do nosso poeta maior. O nosso desafio nesta edição da Semana Drummondiana é oportunizar na cidade a vivência com a literatura por meio de interversões no cotidiano das pessoas, onde pontos de ônibus, ruas, praças e escolas públicas e privadas possam se tornar espaços de difusão da obra Drummondiana e da literatura brasileira” explica Marcos Alcântara, superintendente da FCCDA.

A Semana Drummondiana está homenageando os livros “Claro Enigma” e “Contos de Aprendiz”, valorizando a memória do escritor e poeta Carlos Drummond de Andrade, com uma “Seleção Nacional de Poesias” que busca descobrir e incentivar novos talentos.

“Procuramos mostrar que por meio de ações e atividades organizadas e direcionadas aos diversos públicos há o fomento da leitura e que, através dela, os sujeitos são partes essenciais no processo de transformação da sociedade e da própria vida” afirmou Marcos Alcântara.

Programação 

A abertura oficial do evento será na sexta-feira (28), às 14h, na Galeria da FCCDA. Em seguida, acontece a Mesa Redonda “A poesia do cotidiano na obra de Drummond e Newton Baiandeira”.

Uma novidade nesta Semana Drummondiana é a parceria com o Grupo La Trupe, que apresentará Intervenções Poéticas em diversos pontos da cidade, com o tema “Morrer acontece com o que é breve e se passa sem deixar vestígio. A Poesia, na sua graça, é eternidade”.

Finalizando a programação, no dia 31 de outubro, serão apresentados ao público, os dez poemas finalistas da Seleção Nacional de Poesias, às 19h, no Memorial Carlos Drummond de Andrade.

A Prefeitura de Itabira, a FCCDA e a Vale convidam a todos para participar da 15ª Semana Drummondiana e festejar a memória do poeta itabirano que continua vivo na lembrança e na história da cidade pela grandeza e pelo talento com que soube transformar o tempo e a vida em poesia da melhor qualidade.

A programação completa da 15ª Semana Drummondiana pode ser acessada no sitewww.fccda.mg.gov.br. Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102.

 
 
Comentários

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO