AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Teste rápido e tratamento gratuito contra HIV: saiba onde ir em Itabira
10/09/2018

Teste rápido e tratamento gratuito contra HIV: saiba onde ir em Itabira

 

Neste momento, 353 pessoas infectadas com HIV estão se tratando na rede municipal de saúde. Esse dado é regional, sendo que Itabira possui serviço de referência em diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e recebe usuários de vários municípios vizinhos. Só de residentes na cidade há 233 soropositivos em atendimento na saúde pública local.

O tratamento com antirretrovirais avançou nas últimas décadas, a ponto de o HIV ser considerado uma doença crônica. O que preocupa no assunto é que muita gente não tem se atentado para o poder letal da infecção, que pode chegar à aids e abrir território às chamadas doenças oportunistas. O alerta é da psicóloga Janaína Ávila e do enfermeiro Vagner Ricardo Maimone, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Itabira.

“E como se a doença parasse de assustar e com isso muitos não se protegessem mais. Há uma falsa ilusão que está tudo ótimo, e, a doença é grave”, endossa Janaína Ávila. A seção adverte que qualquer pessoa com vida sexual ativa e que se relacione sem proteção está sujeita às ISTs – HIV, herpes genital, sífilis, gonorreia, Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C, entre outras.

Entre soropositivos em tratamento na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a maioria é formada por homens (61,8%). As mulheres, por sua vez, representam 38,2%.

Todavia, a dimensão de pessoas com o vírus HIV na região ou município é algo difícil de ser mensurada, explica Vagner Maimone. Isso porque o dado é flutuante: há quem recorra à rede privada, faça tão somente a testagem na seção pública ou sequer sabe que convive com o vírus.

Onde fazer o teste?

O teste é de graça e qualquer pessoa pode realizá-lo de forma sigilosa. O serviço está na Policlínica Municipal – rua Luiz Ventura, n° 75, bairro Vila Piedade. O CTA/SAE funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

Quem se sentir com receio de pedir direcionamento ao setor no atendimento geral da Policlínica, basta dizer aos atendentes que precisa ir ao Serviço Social.

001 poli

A Policlínica Municipal está na rua Luiz Ventura, n° 75, bairro Vila Piedade

Como é feito?

A testagem rápida para HIV é como se fosse um exame de glicose. Por meio de uma agulha fina e indolor, é retirada uma pequena quantidade de sangue, que é colocada no orifício do aparelho.

O resultado sai entre 30 minutos e uma hora. Se o resultado for positivo, aparece uma linha no visor do aparelho utilizado para a coleta do sangue. Vale ressaltar que o teste também diagnostica sífilis e as hepatites B e C.

E se der positivo?

Se a infecção for comprovada, o paciente recebe a orientação e acompanhamento necessário, também de forma gratuita. As consultas periódicas com especialistas e o coquetel antirretroviral são fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Caso você tenha o vírus ou a síndrome, com diagnóstico é possível se tratar antes que as doenças oportunistas apareçam. Isso pode garantir uma boa qualidade de vida”, frisa a psicóloga Janaína Ávila.

Dúvidas e outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones (31) 3839-2696 e 3839-2294.

Serviço: teste rápido para HIV, sífilis, hepatites B e C

Onde ir: Policlínica Municipal – rua Luiz Ventura, n° 75, bairro Vila Piedade

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas

Contato: (31) 3839-2696 / 2294

 

Foto de capa: Cesar Brustolin/SMCS

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO