AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Conexão internacional – ItabiraHUB é destaque no Uruguai como modelo de boas práticas em gestão pública
06/09/2018

Conexão internacional – ItabiraHUB é destaque no Uruguai como modelo de boas práticas em gestão pública

 

 

Pioneira no estado, a proposta do coworking público ItabiraHUB desembarcou recentemente no Uruguai. O governo municipal foi convidado à cidade de Punta del Este para apresentar o projeto de fomento às startups no painel Boas Práticas, da XII Cumbre Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais.

Quem representou o prefeito Ronaldo Magalhães no país vizinho foi José Don Carlos Alves Santos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). A Cumbre ocorreu nos dias 29, 30 e 31 de agosto.

A conexão internacional se deu após convite da Confederação Nacional de Municípios (CNM), entidade que ocupa a vice-presidência da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (FLACMA). Aliás, é a FLACMA a realizadora da Cumbre.

A viagem teve subsídios da CNM. Segundo Don Carlos, Itabira foi a única cidade mineira a compor a delegação brasileira no evento.

 79e5a676-11fd-4c37-bca4-1af29f8238ce

Interlocução

A vitrine para o ItabiraHUB teve expectadores de toda a América Latina. Conforme números da organização, participaram representantes de cidades que somam 625 milhões de habitantes. Estiveram organizações políticas e financeiras, redes e instituições discutindo os temas democracia, autonomia, descentralização, desenvolvimento econômico, participação, equidade e sustentabilidade.

Na ocasião, o representante de Itabira foi além de demonstrar o coworking público – proposta que inclusive conquistou prefeitos latinos. Don Carlos estabeleceu agenda com executivos estrangeiros, num planejamento de captação de empresas para visitarem Itabira e avaliarem investimentos.

“Percebemos que há desafios muitos parecidos. Todos buscam diversificação e crescimento econômico, o que pode ser feito de forma articulada. Abrimos a porta para que Itabira tenha visibilidade, para que a cidade possa despertar o interesse de investidores e seja vista não só por empresários brasileiros, como do exterior”, destaca o titular da SMDECTIT.

 

Ministra do Turismo do Uruguai, Lilian Kechichian e Dom Carlos

Ministra do Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian e Dom Carlos

Saiba mais

O ItabiraHUB é um projeto pioneiro da Prefeitura de Itabira – o primeiro coworking público de Minas Gerais e o segundo do país. Os ambientes compartilhados de trabalho foram inaugurados em maio de 2017 e têm como objetivo fomentar o desenvolvimento das empresas e o empreendedorismo local.

O espaço está no Parque Municipal Mata do Intelecto e oferece completa infraestrutura de trabalho: salas com internet, impressoras, mobiliário, material de escritório, telefones, atendente permanente e instalações de apoio.

A modalidade promove networking e colaborativismo. As instalações do coworking são provisórias. Um moderno e amplo ambiente é projetado para o prédio da Universidade Aberta Integrada (Uaitec), no bairro Esplanada da Estação.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO