AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Ato de solidariedade – Leite arrecadado no Festival de Inverno atenderá entidades cadastradas no Banco Municipal de Alimentos
14/08/2018

Ato de solidariedade – Leite arrecadado no Festival de Inverno atenderá entidades cadastradas no Banco Municipal de Alimentos

Ato de solidariedade – Leite arrecadado no Festival de Inverno atenderá entidades cadastradas no Banco Municipal de Alimentos

 

Nesta terça-feira (14), às 15 horas, o Banco de Alimentos Municipal, instalado e sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) – rua Santana, nº 410, no bairro Penha –, receberá 2.409 litros de leite arrecadados entre os dias 20 e 29/7, durante o 44º Festival de Inverno de Itabira.

Para que a doação chegue às 13 entidades, além da Secretária Municipal de Educação (SME), para contemplar cerca de 15,7 mil pessoas, é necessário que os leites sejam analisados pelos técnicos do banco de alimentos, que verificarão a validade e a integridade das embalagens. “Essa triagem é importante porque temos que separar os produtos prestes a vencer e agilizar o seu consumo. Por outro lado, fazemos parte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), uma política pública federal que fomenta e destina recursos para os bancos se todos os quesitos de segurança alimentar forem cumpridos”, explicou William Gazire, secretário de Agricultura e Abastecimento que, esclareceu ainda, o critério de divisão dos leites. “A quantidade para cada entidade será proporcional ao número de pessoas que atendem”.

O repasse dos leites à SMAA contribui também para o percentual de alimentos que o banco precisa captar por conta própria, de acordo com as normas do Sisan. “Para nos mantermos no sistema nacional e receber os benefícios, nosso desafio é captar 25% dos alimentos que tramitam no banco e o melhor caminho são pelas doações”, ressaltou William Gazire. Por ano, segundo ele, passam aproximadamente 100 toneladas de alimentos pelo Banco Municipal.

Esta é a segunda vez que o Banco de Alimentos recebe doação obtida por meio de grandes eventos realizados na cidade. No ano passado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira, que promoveu a Exposição Agropecuária de Itabira (Expoita), arrecadou 1,6 tonelada de alimentos destinados às mesmas entidades itabiranas. “Então, sempre pedimos e reforçamos que as doações sejam direcionadas ao banco”, finalizou o secretário.

Quem recebe

A Prefeitura assiste, por meio do Banco Municipal de Alimentos, as seguintes entidades: Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Itabira (APMI), Cáritas Diocesana, Conselho Municipal do Bem Estar do Menor (Combem), Lar de Ozanam, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Proteção à Infância Nosso Lar, hospitais Municipal Carlos Chagas (HMCC) e Nossa Senhora das Dores (HNSD), Associação Municipal Assistencial Itabirana (Amai), um Centro de Referência Especializado em Assistência (CREA) e quatro centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Saiba mais

Os ingressos para algumas atrações da 44ª edição do Festival de Inverno estavam condicionados às doações de leite ou livros infantis. Durante os 10 dias de evento, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) arrecadou 2.432 litros de leite e 1.531 livros. Deste total de leite, 23 litros foram repassados ao projeto Drummonzinhos e 2.409 ao Banco de Alimentos Municipal. Já os livros, 1.222 foram divididos entre as 18 unidades de Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) e a brinquedoteca do HNSD. 199 obras ficaram no acervo da Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto e as 110 restantes serão usadas em projeto de extensão cultural.

Foto: Euclides Eder

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO