AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Prefeitura de Itabira realiza mutirão de cirurgias de catarata
“A visão é um órgão do sentido em que mais de 80% do aprendizado ocorre por meio dele. Proporcionar isso ao paciente tem um valor muito gran 10/07/2018

Prefeitura de Itabira realiza mutirão de cirurgias de catarata

 

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando um mutirão de cirurgias eletivas de catarata. A previsão é que 220 pacientes sejam beneficiados. Os procedimentos começaram a ser realizados nessa quinta-feira (5) e ocorrem até sábado (7), no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC).

Secretária de Saúde, Rosana Linhares informa que o mutirão atende pacientes já cadastrados, com o objetivo de reduzir, substancialmente, a fila de espera.  A porta de entrada é o Programa Saúde da Família (PSF). “Os pacientes iniciam a busca do serviço pelo PSF. Identificada a necessidade da cirurgia de catarata esse paciente segue para a avaliação do oftalmologista”, esclarece. Ao todo, 254 pacientes passaram por avaliação médica, que encaminhou aqueles que já apresentavam condições para operar.

Médico oftalmologista do HMCC, Roque de Assis Júnior explica que as cirurgias utilizam a técnica da facoemulsificação, método usado em todo o mundo, eficaz, com rápida recuperação e resultados satisfatórios. “A visão é um órgão do sentido em que mais de 80% do aprendizado ocorre por meio dele. Proporcionar isso ao paciente tem um valor muito grande para todos nós”, comenta o médico.

O comerciante Gregório Murilo de Oliveira, 72 anos, foi um dos pacientes que passaram pelo procedimento cirúrgico nessa quinta-feira. “Eu estou me sentindo muito bem, não há dor e a equipe me tratou muito bem, da acolhida até o fim da cirurgia”, sorriu o morador do bairro São Pedro.

Gregório Murilo de Oliveira foi um dos pacientes beneficiados pelo mutirão

Gregório Murilo de Oliveira foi um dos pacientes beneficiados pelo mutirão

A advogada Fátima Sanae Oyama, 62, também confirma o sucesso da iniciativa. “Eu fiz minha primeira cirurgia, no olho esquerdo, em 2016. Agora fiz a segunda, no direito. Enxergar bem novamente é um alívio”, contou.

O mutirão de cirurgias conta com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal mineiro Mário Heringer (PDT), no valor de R$ 302 mil. O recurso foi viabilizado por interlocução do vereador Allaim Gomes, partidário do deputado.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO