AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Esquenta do Felipe Araújo’ aquece clima de Brumal na Cavalhada
Com recorde de público, em 2018, tradicional manifestação cultural santa-barbarense ganhou um incremento no enredo, com fogos, logo no iníci 04/07/2018

 

 

 

Respeitando a tradição, centenas de pessoas foram ao Largo de Brumal, no dia 1º de julho, para prestigiar a Cavalhada, ponto alto da festa. O espetáculo, que é patrimônio imaterial do Município, teve início com a entrada dos cavaleiros e o estandarte de Santo Amaro e seguiu com duas embaixadas, levantamento do mastro, execução de outras duas embaixadas, entrelaçamento das fitas, a realização de uma série de movimentos com os cavalos e desfile de despedida com show pirotécnico, encantando o público presente.

No sábado, a festa também foi marcada por muita animação e grande público. Direto de Goiânia, a jovem sensação do sertanejo tomou conta do palco de Brumal com o show Esquenta do Felipe Araújo. Numa noite fria de inverno no balneário, ninguém ficou parado ao som de A mala é falsa, Amor da sua cama, Chave Cópia e Ainda sou tão seu, o novo sucesso do artista. Felipe Araújo arrastou uma multidão que cantou junto com ele as canções do momento.

Como manda a tradição, a festa teve uma intensa programação religiosa e cultural, com missas, novena, terço, procissão, repicar dos sinos, alvorada, carreata de Santo Amaro, barraquinhas de comidas e bebidas típicas e festas caipiras, além dos shows com a dupla Jeff e Alex e Clever Paulo. O 5º Pedal Solidário foi a grande atração da manhã de domingo (1º), saindo do Parque Recanto Verde e do Largo de Brumal, reunindo um público de todas as idades.

Em 2018, a festa foi marcada por recorde de público, tanto nos shows, quanto na tradicional Cavalhada.

A Cavalhada

A Cavalhada surgiu em 1937 e, ao longo desses 81 anos de história e fé, o povo de Brumal mantém viva a tradição e simbolismo da luta entre mouros e cristãos durante as cruzadas da idade média.

A história começou quando o tropeiro Jorge da Silva Calunga se mudou para Brumal no ano de 1936. Ele já participava da Cavalhada de Morro Vermelho, em Caeté, onde morava antes, e prometeu a Santo Amaro que realizaria uma festa no distrito de Santa Bárbara, caso o seu filho fosse curado de uma doença.

Jorge alcançou a graça e passou a realizar, todo ano, a cavalhada em homenagem a Santo Amaro. A primeira foi organizada junto com o compadre dele, Amaro Antônio Luiz.

Atualmente, a tradição se mantém coordenada por Divino Lúcio Luiz, filho de Amaro e afilhado de Calunga.

 

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO