AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
NOVIDADE: O POVO PARTE PARA SEU AUTOGOVERNO
Comunidade de São Sebastião do Rio Preto promove saneamento básico na cidade 13/03/2018 16/03/2018

 

 

O modelo de trabalho pode ser o princípio de mudança no sistema político-administrativo deste país, que parece um tanto quanto sem rumo a esta altura. Os corpos docente e discente da Escola Estadual Odilon Behrens, de São Sebastião do Rio Preto, Minas Gerais, cidade de 1.600 habitantes, situada a 60 quilômetros de Itabira, resolveram arregaçar as mangas e partir para o trabalho. A ideia se transforma num sistema próprio de governar a si próprio, como projetou inicialmente a famosa democracia da Grécia Antiga.

Mesmo sendo com o apoio da Prefeitura e da Emater/MG, alunos, professores e a diretoria da escola iniciaram um empreendimento inédito: a construção de um tanque de evapotranspiração, tipo de fossa ambientalmente correta. O objetivo é despoluir totalmente a sua relíquia natural chamada Rio Preto, que recebe toneladas de detritos há mais de cem anos.

Para levar adiante a iniciativa, a Escola Odilon Behrens está convidando seus filhos e vizinhos, amigos e frequentadores da cidade, para a execução do projeto. A ideia é contar com a mão de obra de voluntários, o que falta, pois a Prefeitura se dispôs a fornecer o material. O convite feito às pessoas que amam a cidade tem  também o objetivo de instruir todos no procedimento simples e objetivo de como se faz o tratamento do esgoto sanitário.

Mais um fator poderá ser a repercussão do feito que não é um tipo de orçamento participativo nem a ideia de governar comunitariamente. Desta vez a novidade é muito mais que tudo isso.

(Com fotos, também, de Geraldo Quintão)

www.noticiaseca.com.br

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO