AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Índice do MEC coloca Unifei entre as melhores universidades de Minas
26/06/2017

Campus da Universidade Federal de Itajubá em Itabira

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi uma das instituições de ensino superior (IES) brasileiras que ficaram na faixa 4 do Índice Geral de Cursos (IGC) no ciclo da avaliação 2015 do Ministério da Educação (MEC), sendo considerada de excelente qualidade, o que vem se repetindo desde 2011.

A lista foi publicada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tendo como base o IGC, indicador oficial de qualidade do ensino superior no país. O ranking das IES brasileiras inclui Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet’s), centros universitários, faculdades, universidades e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet’s).

Uma instituição é considerada excelente quando atinge as faixas 4 ou 5 no IGC, que vai de 1 a 5. De um total de 2.109 IES avaliadas, apenas 375 entraram nesse grupo seleto. As instituições que não conseguem a atingir a faixa mínima 3 são consideradas insatisfatórias para os padrões do MEC e podem ser descredenciadas, por exemplo.

O IGC é um índice que compila uma série de parâmetros de avaliação da qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. Na graduação, pesam no índice as notas dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), as condições de infraestrutura e a qualificação do corpo docente, entre outros. Na pós-graduação, o IGC leva em conta os conceitos atribuídos aos programas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O ciclo considerado englobou os anos de 2013 a 2015 e nele foram avaliados cursos de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins de todas as IES brasileiras. Neste triênio, a Unifei contava com 22 cursos com CPC e seu IGC Contínuo foi de 3,6217.

Entre as 27 IES federais do Estado de Minas Gerais que se enquadraram nas faixas de 3 a 5, a Unifei ficou na sexta posição. As que obtiveram o IGC 5 foram as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Viçosa (UFV) e de Lavras (Ufla). Acima da Unifei figuram as universidades de Juiz de Fora (UFJF) e de Uberlândia (UFU), que também obtiveram o IGC 4, mas alcançaram IGC Contínuo de 3,7180 e 3,6484 respectivamente.

Algumas IES brasileiras da lista completa aparecem sem conceito ou com a informação de descredenciamento. Outras são classificadas como sub-júdice. A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, que encabeça diversos rankings de universidades brasileiras, não está na lista divulgada porque não participa do Enade, usado para a avaliação do MEC.

O ranking das melhores IES do Brasil no ciclo de avaliação 2015 do MEC podem ser conferidos no site do Inep, neste link.  

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO