AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Empresas que abriram dia 21 de abril são denunciadas ao MPT pelo Sindicato dos Comerciários
Após uma fiscalização do Sindicato dos Comerciários, feita pela diretora tesoureira Marli Aparecida Costa, um supermercado e dois hortifrúti 25/04/2017

 

 
ARQUIVO/DEFATO
Durante o feriado de 21 de abril, o Sindicato dos Comerciários realizou fiscalização no comércio itabiranoTrês empresas do ramo alimentício foram denunciadas ao Ministério Público do Trabalho (MPT) pelo Sindicato dos Comerciários de Itabira e Região esta semana por terem funcionado no feriado de 21 de abril, Dia de Tiradentes. Segundo a direção do Sindicato, os comerciantes descumpriram a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que define a proibição do funcionamento de qualquer tipo de comércio nesta data.

Segundo a redação da 25ª cláusula do CCT, fica autorizado o trabalho nos feriados nos estabelecimentos comerciais do segmento de gêneros alimentícios, exceto nos dias: 1º de janeiro (Réveillon), sexta-feira da paixão, 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalhador) e 25 de dezembro (Natal).

Após uma fiscalização do Sindicato dos Comerciários, feita pela diretora tesoureira Marli Aparecida Costa, um supermercado e dois hortifrútis de Itabira foram flagrados descumprindo as regras. De acordo com ela, os cupons fiscais que comprovam o funcionamento das empresas neste dia já foram anexados à denúncia e encaminhados ao MPT. Agora, explicou a tesoureira, cabe uma ação na Justiça do Trabalho e o julgamento das empresas, que ficará à cargo do juiz.

“A fiscalização foi realizada com sucesso em todas as 14 cidades de nossa base e as empresas que abriram no dia 21 de abril serão penalizadas. Desde já eu agradeço às empresas que fecharam e cumpriram o acordo com o sindicato. Isso [descumprimento do CCT] não vai ficar em vão, muita gente acha que o sindicato fiscaliza e não acontece nada, vai acontecer sim, na verdade já está acontecendo, já estamos acionando a Justiça e queremos que tudo seja feito da maneira correta”, declarou a diretora.

Ainda de acordo com Marli Costa, novas fiscalizações serão realizadas no dia 1º de maio, próxima segunda-feira, quando é comemorado o Dia do Trabalhador.

“Peço as empresas, principalmente estas do gênero alimentício, que respeitem o sindicato, nós estamos aqui para defender o direito dos nossos trabalhadores, se existe uma convenção ela deve ser cumprida e por isso vamos aumentar a nossa fiscalização, porque estamos percebendo que as empresas não estão respeitando. Temos que lembrar que as convenções coletivas têm força de lei e precisam ser cumpridas”, cobrou a sindicalista. 

defato


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO