AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Campanha de vacinação antirrábica continua neste sábado em Itabira
24/09/2020

 

 

Vacinação antirrábica

campanha itinerante de vacinação antirrábica animal continua em Itabira. No sábado (26), a ação acontecerá em três locais: Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no bairro Campestre; na unidade básica de saúde (UBS) do bairro Chapada; e na Associação dos Moradores do bairro Boa Esperança. O horário de atendimento será das 8 às 17 horas.

A campanha busca estabelecer uma barreira imunológica para interromper a transmissão da raiva entre os animais, manter o controle da doença no município e, assim, prevenir a ocorrência entre humanos. Devem ser vacinados cães e gatos com idade a partir de três meses. Os animais doentes não podem ser imunizados. Para facilitar a imunização, cães de grande porte devem estar de focinheira. Já os proprietários de gatos devem levá-los dentro de um saco de linhagem ou em caixa de transporte.

A atualização da dose é anual, por isso, os animais que foram vacinados no ano passado, devem participar da campanha novamente. Após a vacinação, os animais podem ser alimentados e lavados normalmente.

A raiva animal

A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da doença, que propaga-se principalmente em contato com a saliva, mordedura, lambida de feridas abertas, mucosas e arranhões de animais infectados. A raiva um alto grau de letalidade: mesmo quando tratada, a chance de morte é de quase 100%.

A campanha

Este ano, a campanha em Itabira é itinerante e tem programação ampla por causa da pandemia do novo coronavírus. O cronograma inclui quadras públicas, centros comunitários, igrejas, escolas e outros endereços, com medidas sanitárias e de segurança. Cerca de 40 postos volantes de vacinação foram definidos nos bairros. A ação, que começou no dia 24 de julho, segue até o dia 3 de outubro.

A SMS informou que não fornecerá doses à população, sendo a vacina restrita aos locais definidos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3839-2643 (Diretoria de Zoonoses).

Vá lá:

SMS – Rua Jacutinga, 15 - Campestre

UBS Chapada – Rodovia MG-129, s/n - Chapada

Associação dos Moradores do bairro Boa Esperança – Rua João Paulo I, 262, Boa Esperança.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2024. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO